Podcast "Ciência fora da caixa": Estamos todos sob o mesmo céu? Por Thaís Forato e Dayvid Santos
O céu é um elemento muito importante para a constituição de culturas. Neste episódio, Thais Forato e Deyvid Souza discutem sobre astronomia cultural, como outras culturas olharam para o céu e os impactos dessas observações para a formação das visões de mundo de diferentes povos. Ao longo da conversa, Thais e Deyvid abordam a importância do ensino de astronomia cultural na educação tanto para diversificar os saberes como, no caso da astronomia cultural do Brasil, para geração de identidade entre os alunos e os céus do Brasil. Por fim, os convidados também falam do impacto positivo do estudo de astronomia cultural para mudar nossa relação com o meio ambiente.
Você pode ouvir este PodCast neste link ou clicando na imagem abaixo.
.
Webconferência tratará da Ficção Científica e de Clubes de Ciência.
- Resumo: A webconferência intitulada “Ficção Científica e Clubes de Ciência: Difusão Científica além da Sala de Aula”, será ministrada pelo Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi, a partir das 16h de 12/12/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nesta webconferência, será discutido como os clubes de ciência, aliados à ficção científica, podem funcionar como espaços fundamentais para a difusão científica extraclasse, promovendo o protagonismo dos alunos. Explorando obras literárias, audiovisuais e outras, os estudantes desenvolvem projetos práticos, criam protótipos, conteúdos e debatem questões científicas e éticas que permeiam essas narrativas. A partir de leituras e filmes, os alunos são incentivados a produzir suas próprias histórias, realizar experimentos baseados em conceitos de ficção científica e engajar-se em discussões sobre o impacto social e filosófico da ciência. O foco está na valorização da autonomia dos estudantes, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, além de promover debates enriquecedores sobre ciência e sociedade.
- Breve currículo: Luís Paulo de Carvalho Piassi é Professor Titular da EACH-USP, com formação em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação. Atua em pesquisas sobre ficção científica, estudos culturais, fantasia e culturas juvenis na difusão científica, liderando o grupo de pesquisa INTERFACES e coordenando o projeto Banca da Ciência. Tem vasta experiência na divulgação científica e formação de jovens pesquisadores.
- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e Patricia Rodrigues Silva (estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará dos saberes docentes na Licenciatura em Física.
- Resumo: A webconferência intitulada “Construção dos saberes docentes na Licenciatura em Física”, será ministrada pela Profa. Dra. Angelisa Benetti Clebsch, docente do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, a partir das 14h de 04/12/2024, quarta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela trará reflexões sobre os saberes necessários à docência em Física. Para tal, serão apresentados saberes docentes que são comuns aos profissionais da área de Física, os que são característicos da formação de professores e os saberes integradores específicos do professor de Física. Serão expostas relações do tema com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002-2024) acerca da estrutura oficial das licenciaturas. Será discutido sobre a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo nas práticas de ensino com resultados de pesquisa envolvendo Licenciaturas em Física de Santa Catarina.
- Breve currículo: Angelisa Benetti Clebsch é Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2018) e Mestre em Ensino de Física pela UFRGS (2004), além de Especialista (1996) e Licenciada (1993) em Física pela UNIJUÍ. É docente no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, onde leciona em cursos de Licenciatura e cursos técnicos de nível médio. Atuou, em 2020, como consultora de Física na elaboração do currículo base do ensino médio do território catarinense. Foi coordenadora pró-tempore do Fórum Nacional de Coordenadores da Licenciatura em Física (FONLIFI) de janeiro a dezembro de 2021 e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2021-2023), além de ter sido indicada pela Sociedade Brasileira de Física para compor a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Seus focos de pesquisa são: ensino-aprendizagem em física, saberes docentes, currículo e aprendizagem significativa.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará do ensino de nanociência na educação básica.
- Resumo: A webconferência intitulada “O ensino da nanociência na educação básica e possíveis implicações sociais”, será ministrada pela Profa. Dra. Maria Consuelo Alves Lima, a partir das 16h de 29/11/2024, sexta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado o fato de que produtos da ciência e da tecnologia têm, cada dia mais, ampliado o controle da vida no planeta, resultando em implicações nas relações sociais. Entre esses produtos estão os desenvolvidos em escala nanométrica, com uso em distintas áreas como na medicina (para salvar vidas) e nas guerras (para cessar vidas). O desenvolvimento desse campo de estudo tem se dado de forma acelerada e o uso de seus produtos sem avaliações sobre possíveis malefícios pode trazer implicações desastrosas. No contexto apresentado, pretendemos analisar a importância de discussões sobre nanociência e nanotecnologia na educação básica.
- Breve currículo: Maria Consuelo Alves Lima é Doutora em Física (1996), Mestra em Física (1988) e Graduada em física (Bacharelado-1982, Licenciatura-1983) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de Física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e é professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de física no nível superior e no nível médio e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de física.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará da divulgação da ciência por meio da arte.
Resumo: A webconferência intitulada “Os desafios e as recompensas em divulgar Ciência por meio da Arte”, será ministrada pela Profa. Dra. Karina Omuro Lupetti, a partir das 20h de 25/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado como a extensão, a educação e a pesquisa podem se unir para que a ciência e a arte estejam presentes no cotidiano acadêmico e social, e, assim, praticar uma ciência inclusiva e cidadã que se mostra não somente como um desafio, mas também como uma conquista de grupos que se unem para aproximar essa tríade tão importante para a formação de uma sociedade mais comprometida e igualitária. Serão apresentadas algumas dessas histórias, para motivar outros a começarem a construir seus próprios caminhos formativos.
Breve currículo: Karina Omuro Lupetti é Bacharela (1997), Mestra (2000) em Química e Doutora (2004) em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-USP (2005-2007) e no Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSCar (2008), bem como trabalhou com recursos midiáticos para divulgação científica e ensino não formal de ciências. Orienta pesquisas de doutorado e mestrados acadêmico e profissional. Seu foco atual da pesquisa é em áreas como divulgação científica, metodologias de ensino inclusivo e alfabetização científica.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Alícia de Andrade Freire (estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Página 1 de 2