Webconferência tratará da divulgação da ciência por meio da arte.
Resumo: A webconferência intitulada “Os desafios e as recompensas em divulgar Ciência por meio da Arte”, será ministrada pela Profa. Dra. Karina Omuro Lupetti, a partir das 20h de 25/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado como a extensão, a educação e a pesquisa podem se unir para que a ciência e a arte estejam presentes no cotidiano acadêmico e social, e, assim, praticar uma ciência inclusiva e cidadã que se mostra não somente como um desafio, mas também como uma conquista de grupos que se unem para aproximar essa tríade tão importante para a formação de uma sociedade mais comprometida e igualitária. Serão apresentadas algumas dessas histórias, para motivar outros a começarem a construir seus próprios caminhos formativos.
Breve currículo: Karina Omuro Lupetti é Bacharela (1997), Mestra (2000) em Química e Doutora (2004) em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-USP (2005-2007) e no Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSCar (2008), bem como trabalhou com recursos midiáticos para divulgação científica e ensino não formal de ciências. Orienta pesquisas de doutorado e mestrados acadêmico e profissional. Seu foco atual da pesquisa é em áreas como divulgação científica, metodologias de ensino inclusivo e alfabetização científica.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Alícia de Andrade Freire (estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência do IFSP-Caraguatatuba tratará do experimento da pipa feito por Benjamin Franklin.
Resumo: A webconferência intitulada “Ilustrando o experimento da pipa por Benjamin Franklin: erros e contradições”, será ministrada pelo Prof. Dr. Breno Arsioli Moura, a partir das 16h de 21/11/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será analisado como o famoso experimento da pipa, supostamente realizado por Benjamin Franklin (1706-1790) em 1752, foi retratado em ilustrações publicadas ao longo do século 19. Partindo de uma discussão sobre a história das ilustrações científicas e sua importância para a história da ciência, será mostrado que as figuras que retratam o experimento da pipa, por um lado, reproduzem o relato feito por Joseph Priestley (1733-1804) em seu livro sobre história da eletricidade, e, por outro, contribuem para reforçar estereótipos sobre Franklin e sobre seu trabalho em eletricidade, sem contar os diversos erros científicos que ajudam a propagar.
Breve currículo: Breno Arsioli Moura é Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de pesquisa envolvem principalmente os seguintes temas: História da Ciência, Interface História da Ciência e Ensino, Formação de Professores de Física e de Ciências.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Bruno Henrique Torres (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará da evolução dos telescópios.
Resumo: A webconferência intitulada “A evolução dos telescópios: de Galileu a James Webb”, será ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Iachel, docente da Universidade Estadual de Londrina, a partir das 15h de 04/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela tratará do avanço científico da humanidade, desde o século XV, até o desenvolvimento dos mais recentes telescópios espaciais e terrestres.
- Breve currículo: Gustavo Iachel é Licenciado em Física (UNESP/Bauru), Doutor em Educação para a Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru) e Mestre pelo mesmo Programa. Pesquisa na área de Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física e Astronomia e Formação de Professores. É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas, bem como professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Yasmin Prado Maciel (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Galileu Galilei- O mensageiro das estrelas
A partir do início do século XVII, Galileu trouxe grandes contribuições para os campos da Mecânica e da Astronomia. Suas descobertas e sua busca pela liberdade da ciência culminaram em uma grande revolução científica, tornando-o conhecido como o pai da ciência moderna. No presente artigo, são discutidas as principais contribuições feitas por Galileu no campo da Astronomia.
Página 1 de 2
Buscar no Pion
Mais lidos no Pion
Últimas Postagens
- Webconferência tratará da divulgação da ciência por meio da arte.
- Webconferência do IFSP-Caraguatatuba tratará do experimento da pipa feito por Benjamin Franklin.
- Webconferência tratará da evolução dos telescópios.
- 100 anos de Lattes.
- Comunicar o Universo: práticas e reflexões
- RedeComCiência e SciComPt lançam ciclo de webinários sobre comunicação de ciência
- V Workshop do Departamento de Física: Grandes Experimentos da Física.
- Os construtores do Cosmos por Mario Novello.
- Cura Quântica, um erro conceitual.
- O lançamento dos produtos radioativos no início do século XX e o discurso científico.
- Debate Virtual: Comunicação Científica e os desafios globais da saúde.
- Setembro, mês em que há um dia que durará metade de um dia
- Buracos negros na cultura popular
- Exposição: a arte de fotografar o cosmos
- Oppenheimer, Projeto Manhattan e a construção das bombas atômicas.
- Palestra Pública: Cura Quântica, uma doença conceitual.
- Robótica no Ensino de Física, problema ou solução?
- História da Ciência no Ensino
- Webseminário destaca a importância da motivação no ensino de ciências
- Avanços da fotonica e soluções para problemas da saúde: do controle microbiológico ao tratamento do câncer, palestra do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato
- Interpretações da Física Quântica, palestra do Prof. Dr. Osvaldo Frota Pessoa Júnior
- Crescimento, desafios e oportunidades em Computação Quântica, palestra do Prof. Dr. Samuel Fernando Faria da Silva
- Mulheres negras cientistas nas exatas, superando o racismo e o machismo, palestra da Profa. Dra. Sonia Guimarães
- Astrofísica de Partículas, estudando os mensageiros mais energéticos do Universo, palestra do Prof. Dr. Luiz Vítor de Souza Filho
- IV Workshop do Departamento de Física da UNIFESP Diadema, fronteiras da Física
Quantos somos
Hoje | 178 | |
Ontem | 1143 | |
Semana | 5122 | |
Mês | 28117 | |
Total | 1280278 |