Webconferência do IFSP-Caraguatatuba tratará do experimento da pipa feito por Benjamin Franklin.
Resumo: A webconferência intitulada “Ilustrando o experimento da pipa por Benjamin Franklin: erros e contradições”, será ministrada pelo Prof. Dr. Breno Arsioli Moura, a partir das 16h de 21/11/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será analisado como o famoso experimento da pipa, supostamente realizado por Benjamin Franklin (1706-1790) em 1752, foi retratado em ilustrações publicadas ao longo do século 19. Partindo de uma discussão sobre a história das ilustrações científicas e sua importância para a história da ciência, será mostrado que as figuras que retratam o experimento da pipa, por um lado, reproduzem o relato feito por Joseph Priestley (1733-1804) em seu livro sobre história da eletricidade, e, por outro, contribuem para reforçar estereótipos sobre Franklin e sobre seu trabalho em eletricidade, sem contar os diversos erros científicos que ajudam a propagar.
Breve currículo: Breno Arsioli Moura é Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de pesquisa envolvem principalmente os seguintes temas: História da Ciência, Interface História da Ciência e Ensino, Formação de Professores de Física e de Ciências.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Bruno Henrique Torres (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará da evolução dos telescópios.
Resumo: A webconferência intitulada “A evolução dos telescópios: de Galileu a James Webb”, será ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Iachel, docente da Universidade Estadual de Londrina, a partir das 15h de 04/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela tratará do avanço científico da humanidade, desde o século XV, até o desenvolvimento dos mais recentes telescópios espaciais e terrestres.
- Breve currículo: Gustavo Iachel é Licenciado em Física (UNESP/Bauru), Doutor em Educação para a Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru) e Mestre pelo mesmo Programa. Pesquisa na área de Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física e Astronomia e Formação de Professores. É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas, bem como professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Yasmin Prado Maciel (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
3,6
Autor: Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos*
Muitas pessoas decoram uma regra para a conversão da velocidade de metros por segundo (m/s) para quilômetros por hora (km/h). Elas multiplicam a velocidade em m/s por 3,6. Por exemplo, a velocidade de 14 m/s é igual à 14 x3,6 km/h=50,4km/h. Analogamente, a conversão de km/h para m/s consiste na divisão por 3,6. Então, a velocidade de 90km/h equivale à (90/3,6)m/s=25m/s. Por que essa regra dá certo?
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