Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicado por Leonardo em 07 Agosto.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, está lançando mais um recurso para ser usado por professores que buscam informação confiável na internet. É a Revista Eletrônica Ciência em Tela, uma publicação online semestral que tem como proposta estreitar relações entre espaços educativos formais e não formais, como universidades, escolas, museus, centros de ciência, meios de comunicação, ONG etc.
A idéia é divulgar ações desenvolvidas nesses espaços por meio de submissões na forma de artigos de pesquisa, ensaios, relatos de experiências e de produção de materiais didáticos.
A iniciativa valoriza a participação de professores da escola básica e do ensino superior, educadores que atuam em espaços não formais, cientistas, pesquisadores em ensino e divulgadores de ciência, que devem atuar como autores e pareceristas dos textos.
A revista pode ser acessada pelo endereço www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br, onde os textos estão disponibilizados em formato PDF, distribuídos nas editorias Ciência Contemporânea, Escolas e Sociedade, Pesquisa em Ensino, Divulgação e Educação não-formal e Sala de Aula.
Na área da Física, a primeira edição traz um ensaio de Fernando de Souza Barros, do Insituto de Física da UFRJ, sobre as tendências atuais dos projetos de armas nucleares e um relato da professora Kátia Nunes Pinto, do Colégio Estadual Heitor Lira, do Rio de Janeiro, sobre sua experiência no ensino de física em uma escola de formação de professor nível médio.