Categorias

Posts recentes

Em sua nova seção de trabalhos clássicos, o Brazilian Journal of Physics apresenta pela primeira vez online o artigo “Formal Series and Distributions”, escrito pelos físicos Carmen Lys Ribeiro Braga (1923-1989) e Mário Schenberg (1914-1990). Originalmente publicado em 1959, nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, o trabalho é uma referência importante na pesquisa em física-matemática no Brasil.

O artigo apresenta uma exposição da teoria das distribuições de probabilidade e matéria descritas como séries de funções generalizadas. A teoria permite resolver e entender melhor equações diferenciais parciais fundamentais da física, em especial da mecânica quântica. O prêmio Medalha Fields de 1950 reconheceu a importância da formalização da teoria das distribuições realizada pelo matemático francês Laurent Schwartz (1915-2002).

Primeira autora do artigo, Carmen Braga realizou seu doutorado em métodos matemáticos da física na França, sob orientação de Schwartz. Os cursos de física-matemática da professora no Instituto de Física da Universidade de São Paulo formaram gerações de pesquisadores, com suas notas publicadas em forma de livro, em 2006.

“O paper clássico apresenta de maneira explicita algumas séries de funções, de Hermite, em particular, que convergem para distribuições”, conta Alberto Saa, editor associado do BJP. “O assunto é “textbook material” atualmente, mas na época era novidade. Como o paper apresenta argumentos em detalhes, ainda é interessante e motivador.”

Artigo Científico
Formal Series and Distributions
Carmen Lys Ribeiro Braga & Mario Schönberg
Braz J Phys 51, 1276–1289 (2021)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br