Categorias

Posts recentes

Após conversas desta Editoria com o Prof. Alberto Saa, (Editor Associado do BJP), decidimos propor à Springer a abertura de uma nova seção no BJP dedicada a artigos já publicados, mas sem versão digital.

Em princípio, esta nova seção ira reproduzir artigos que contam com pesquisadores brasileiros, mas também serão considerados artigos de pesquisadores estrangeiros.

Essa nova seção foi denominada “CLASSICS”. Algumas revistas têm seções equivalentes, com a idéia de “Oldies but goodies”.

A proposta foi prontamente aprovada pela Springer e o primeiro artigo que será publicado em breve no BJP (obviamente com permissão da instituição que detém o copyright) é: “Formal Series and Distributions”, C. L. R. Braga and M. Schönberg An. Acad. Bras. Ci. 31 (1959) 333.

Este artigo foi publicado originalmente nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, apenas em versão impressa.

Alguns potenciais artigos candidatos a esta nova seção podem estar apenas em Português e, além de necessitar de tradução para o Inglês, devem ser digitalizados em LaTex para a submissão à Springer.

A SBF, por intermédio de sua Diretoria, disponibilizou recursos para que possamos publicar até 5 artigos, com essas características, por ano.

A submissão de artigos para a “Classics” deve ser feita por e-mail diretamente ao Editor do BJP para avaliação, a ser feita pelo Corpo Editorial.

Esperamos com essa nova iniciativa fortalecer o BJP junto à comunidade tanto brasileira quanto internacional, divulgando trabalhos de impacto realizados por brasileiros.

Antonio M. Figueiredo Neto
Editor do Braz. J. Phys.