Categorias

Posts recentes

Uma rede com dois tipos de sítios, A e B, em que os spins interagem isotropicamente com os vizinhos próximos, e anisotropicamente com os vizinhos dos vizinhos.

O desenvolvimento da spintrônica, a eletrônica baseada em correntes de spin sem dissipação, depende do estudo do transporte de spin em materiais antiferromagnéticos, sujeitos a campos magnéticos anisotrópicos. Experimentos nos últimos anos mostraram que certos materiais desse tipo, conhecidos como oxi-calcogenetos, podem ter sua estrutura magnética entendida por modelos de redes de spin do tipo tabuleiro de damas.

Na edição de junho do Brazilian Journal of Physics, o físico Antônio Sérgio Pires, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresenta um estudo teórico da dinâmica da condutividade de spin em uma rede bidimensional quadricular com dois tipos de sítios intercalados. A interação entre os spins vizinhos da rede inclui um termo de troca anti-simétrica, a chamada interação de Dzyaloshinskii–Moriya. O artigo traz o cálculo da condutividade de spin dinâmica da rede e de seu peso de Drude em função da temperatura, indicando que a rede transporta correntes de spin sem dissipação. 

A pesquisa foi realizada com apoio financeiro do CNPq.

Artigo Científico
Dynamical Spin Conductivity of the Heisenberg Antiferromagnetic Checkerboard Lattice
Antonio Pires
Braz J Phys 51, 429–433 (2021)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br