Fundação

O ato de fundação ocorreu em 14 de julho de 1966, na Biblioteca Municipal Fritz Muller, em Blumenau, Santa Catarina. Presidiu a reunião o Prof. José Goldemberg, secretário da Comissão de Física da XVIII Reunião da SBPC. Participaram cerca de cem pesquisadores, professores e estudantes de física.

Durante a Assembléia foi lido e aprovado o anteprojeto de Estatuto para a Sociedade Brasileira de Física. Na época, a comunidade brasileira de física tinha cerca de 300 profissionais.

Regime Militar

Durante o Regime Militar a SBF teve físicos perseguidos e afastados de suas atividades, e se posicionou em diversas oportunidades contra o regime. Também houve momentos de interlocução e diálogo com os militares, quando o assunto foi organizar um sistema federal de apoio à ciência e à tecnologia.

1964

Década de 70

Em 1970, a SBF começa a promover os Simpósios Nacionais de Ensino de Física. Em 1971, cria a revista Brasileira de Física (ainda hoje publicada, com o título Brazilian Journal of Physics).

1970

MCTI

Em 1985 é criado o Ministério de Ciência e Tecnologia, antiga reivindicação da SBF. Vinte anos depois, Sérgio Machado Rezende, membro da SBF, se torna Ministro da pasta.

1985

Boletins Impressos

Veja nossos boletins impressos entre 1970 e 1998