Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro

A SBF tem a honra de anunciar que o primeiro ganhador do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro é o físico Sérgio Mascarenhas, pela excelência de seus trabalhos científicos reconhecidos internacionalmente, por sua contribuição ao desenvolvimento de instituições científicas e seu papel pioneiro na Física da Matéria Condensada no Brasil. O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro é concedido anualmente a pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.

Mascarenhas é Professor Emérito do Instituto de Física de São Carlos e do Instituto de Estudos Avançados de São Carlos da Universidade de São Paulo. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1928. Na graduação, entre 1947 e 1951, estudou Física na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após um período como pesquisador em universidades dos Estados Unidos, voltou ao Brasil, onde colaborou na criação e coordenação de instituições como o Instituto de Física e Química da USP de São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (EMBRAPA). Orientou cerca de 50 teses de mestrado e doutorado e publicou cerca de 200 artigos e livros. Especialista em Física da Matéria Condensada, sua pesquisa já abrangeu diversos temas: Biofísica Molecular, Física Médica, Física e Dosimetria das Radiações, Ciência e Engenharia de Materiais, Tomografia Computadorizada aplicada a pólos e agropecuária, Educação para Ciência, Arqueologia e Restauro de Arte. Entre seus prêmios estão a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, Presidência da República), Guggenheim e Fulbright (Estados Unidos), Yamada Foundation (Japão) e Fundação Conrado Wessel 2006 na modalidade de Ciência Geral. Mascarenhas é membro da Academia Brasileira de Ciências e da American Physical Society, além de membro fundador da Academia Latino Americana de Ciência e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

A comissão julgadora do prêmio foi formada pelos Professores Luiz Davidovich (UFRJ), Marvin Cohen (UC Berkeley) e Nitin Samarth (Penn State University). O Prêmio será entregue em sessão solene a ser realizada no Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física, em Aracaju (SE), entre 26 e 31 de maio.