Categorias

Posts recentes

A edição de outubro do Brazilian Journal of Physics traz um artigo esclarecendo a natureza da chamada função delta de Dirac, uma questão geralmente pouco enfatizada nos livros de mecânica quântica.

Nos cálculos da dinâmica de vários sistemas físicos, a função delta de Dirac surge como a solução para o valor de uma integral ou de uma série de funções divergentes, isto é, que tendem a um valor indefinido. A solução para esse aparente problema foi esclarecida pela teoria das distribuições, tema de um artigo de 1959, de Carmen Lys Ribeiro Braga e Mario Schenberg, que o Brazilian Journal of Physics republica nesta edição.

Marcos Amaku e seus colegas da Universidade de São Paulo apresentam como exemplo de sistema físico um oscilador harmônico em um potencial quadrado infinito, para mostrar como a função delta de Dirac e a série divergente, que surgem ao longo do cálculo dos níveis de energia do sistema, podem ser entendidas como distribuições. O artigo compara essa abordagem com uma alternativa, apresentada por outros pesquisadores em artigo de 2020, no American Journal of Physics.

Artigo Científico
Some Problems with the Dirac Delta Function: Divergent Series in Physics
Marcos Amaku, Francisco A. B. Coutinho, Oscar J. P. Éboli e Eduardo Massad
Braz J Phys 51, 1324-1332 (2021)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br