Categorias

Posts recentes

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) anuncia o primeiro Webinário de Física Biológica de 2023, que acontecerá no dia 19 de Abril às 19:00. Com o tema “Microscopias de Super Resolução Aplicadas ao Estudo de Sistemas Biológicos”, o evento será ministrado pelo Prof. Andre Alexandre de Thomaz, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-UNICAMP).

Durante a palestra, o professor apresentará as técnicas mais modernas de microscopia de fluorescência de super resolução, como Structured Illumination Microscopy (SIM), Stochastic Optical Reconstruction Microscopy (STORM) e Photo Activated Illumination Microscopy (PALM). Essas técnicas possibilitam contornar o limite de difração da luz, reduzindo a resolução de 200nm para 100nm (SIM) e 10nm (STORM/PALM). Em 2014, as técnicas foram premiadas com o Nobel de Química.

Além disso, o professor apresentará alguns resultados recentes que foram obtidos com essas técnicas no estudo da toxicidade em cardiomiócitos após o tratamento com quimioterápico. As complicações cardiovasculares das terapias antineoplásicas já se tornaram um grande problema de saúde pública, considerando que a taxa de sobrevivência ao câncer vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.

O Webinário de Física Biológica é uma iniciativa da SBF que tem como objetivo promover o debate e a troca de conhecimentos entre pesquisadores da área. O evento será transmitido pelo canal da SBF no YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/@SociedadeBrasileiradeFisica.
Não perca a oportunidade de se atualizar sobre as técnicas mais modernas de microscopia de fluorescência de super resolução e os resultados obtidos em pesquisas na área de biologia.

19 de Abril de 2023 – “Microscopias de Super Resolução Aplicadas ao Estudo de Sistemas Biológicos”