Categorias

Posts recentes

Olimpíada Brasileira De Física?

A comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) fez parceria com o Instituto Principia com o objetivo de melhor preparar os estudantes para as competições internacionais e oferecer um espaço de treinamento para os jovens que forem participar do International Young Physicists’ Tournament (IYPT). “A ideia é que isso seja feito agora em conjunto com os alunos selecionados para o IYPT e que sejam em duas fases, em duas semanas, no Instituto Principia”, diz o coordenador nacional Airton Deppman. Esta é a primeira vez que seja esse evento será feito em conjunto com o Instituto Principia.

O treinamento que estudantes recebiam até então eram palestras, problemas/desafios para serem resolvidos e visitas a laboratórios. Com a parceria com o Instituto Principia, os jovens terão um local para se reunirem e se prepararem juntos, pois será oferecido um auditório para a realização do treinamento, recursos audiovisuais e coffee-break. Conforme Deppman disse, ao passo que os estudantes interagem, há uma contribuição natural daqueles que são mais avançados com quem ainda precisa se preparar mais.

De acordo com o coordenador nacional da OBF, o processo que culminou com a parceria com o Principia foi iniciado ano passado, quando representantes do instituto entraram em contato para saber quais alunos tinham tido melhor resultado nas olimpíadas. É oferecido por eles um programa que contempla estudantes talentosos para participar de um programa de formação de jovens cientistas. “A ideia é fazer esse treinamento agora, como uma espécie de competição que é feita na IYPT, onde grupos de alunos formam times. É proposto um problema que eles têm que resolver e então o time, apresenta a sua solução e o outro time critica e apresenta outra solução e finalmente um terceiro vai decidir quem tem a razão.”, explica Deppman.

Iniciada essa parceria, o coordenador acredita que se abrem outras possibilidades para a OBF e o Instituto atuarem juntas. Por conta do estado de pandemia, o treinamento no espaço do Principia deverá acontecer somente no próximo ano, caso as condições sanitárias permitam.

O Instituto Principia foi criado em com o objetivo de ser um centro de produção e difusão do conhecimento científico. A mantenedora do Instituto é a Fundação Instituto de Física Teórica.

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP

Processo 2019/02744-3