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Prezados colegas da SBF, este é um alerta sobre fraudes no Cartão-Pesquisa do CNPq junto ao Banco-Brasil e uma convocação para fazermos uma lista de pessoas que foram vítimas dessas fraudes para uma ação conjunta frente ao BB e CNPq.

Meu cartão foi “clonado” e usado em compras de centésimos de dólares e depois em centenas de reais. Essa fraude ocorreu antes de uso do cartão. O sistema do Banco detectou uma fraude nos centavos (devolvendo) mas não detectou a fraude nas centenas de reais, embora essas fraudes tenham ocorrido no mesmo dia. Não recebi nenhum alerta e é difícil ter extrato desse cartão ou (impossível, acho) implementar sistema de alerta. 

Soube da fraude no fechamento do projeto pelos extratos que consegui do gerente e por recusa de pagamento de um boleto. Pelo setor financeiro do CNPq soube que foram ~3000 cartões fraudados e que um pesquisador perdeu R$7000,00. Ao divulgar isso, soube de um colega que perdeu R$5400,00. Claramente essa não é uma luta pessoal. Registrei esse fato num e-mail ao Presidente e Ouvidoria do CNPq em 08/02/2018, ainda sem resposta. Um colega com acesso ao Presidente do CNPq enviou-lhe minha mensagem e recebeu a resposta que o BB teria ficado de reembolsar esses valores fraudados. Já tinha preenchido uma reclamação no SAC do BB e recebi a resposta “… Conforme cláusula contratual, o cliente pode contestar no prazo de até 30 dias após o vencimento da fatura, qualquer lançamento ali efetuado. O não exercício deste direito implica no reconhecimento dos lançamentos ali processados.”.

A Sociedade Brasileira de Física se dispôs a fazer um levantamento de casos semelhantes que têm ocorrido. Assim, se você foi lesado nesse processo, por favor envie um e-mail para ouvidoria@sbfisica.org.br com o Assunto: “Cartão Pesquisa BB-CNPq” com seus contatos para o incluirmos numa lista e tomarmos as atitudes administrativas/políticas/jurídicas cabíveis.  

Saudações, Claudio Lenz Cesar