Aconteceu na cidade de Aracaju, SE, entre os dias 26 e 31 de maio, o Encontro de Outono SBF de 2019, com a participação de mais de 660 estudantes e pesquisadores de todas as regiões do país. Durante o evento, participantes estenderam uma faixa de protesto contra os cortes de investimento na educação.

Dos 805 trabalhos submetidos, 784 foram aceitos para apresentação. Foram cinco dias de atividade intensa, incluindo seis tutoriais, 66 sessões orais, a apresentação de 493 trabalhos em forma de pôsteres, e cinco palestras plenárias de convidados estrangeiros nas áreas de spintrônica, óptica não linear, sistemas fortemente correlacionados, instrumentação (Projeto SIRIUS) e publicações (Editor da PRL). Também foram realizados workshops promovidos por empresas.

À noite foram realizados três eventos de divulgação abertos ao público geral. Chamados de Pint of Physics, foram realizados em um bar próximo ao local do evento.

No último dia, uma sessão especial do Grupo de Gênero da SBF discutiu a inclusão e a diversidade na Física. Também foi realizada uma mesa redonda sobre empreendedorismo e a entrega do Prêmio Joaquim Costa Ribeiro ao Professor Sérgio Mascarenhas. A cerimônia contou com a presença do premiado, dos familiares do Prof. Joaquim Costa Ribeiro e do Professor e Ex-Ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende.

O evento se encerrou com a entrega dos Prêmios das Olimpíadas de Física a alunos da rede pública local. Foram entregues os prêmios de melhor pôster para estudantes de diversas áreas temáticas do evento e a entrega do Prêmio IOP para o melhor pôster do evento ao estudante Pedro Henrique Nantes Magnani, com o trabalho “Proposing an experimental setup for probing coherent light-matter interaction in dense atomic clouds” da área de Física Atômica e Molecular.

O evento teve o apoio do CNPq, da CAPES, da Associação Sergipana de Ciências (ASCi) e do Governo do Estado de Sergipe.