Publicado em fevereiro na revista Physical Review Letters, o estudo foi realizado por Tarik Cysne, Márcio Costa e Roberto Bechara, da UFF, Luis Canonico, ex-doutorando da UFF, atualmente no ICN2, Espanha, Marco Nardelli, da Universidade do Norte do Texas, Estados Unidos e Tatiana Rappoport, da UFRJ.
“Dentre os fenômenos físicos que se tornaram importantes para possibilitar a aplicabilidade da orbitrônica em estado sólido, talvez o mais importante seja o efeito Hall orbital”, Cysne explica no vídeo gravado para a SBF. “O efeito consiste na geração de uma corrente transversa polarizada de momento angular orbital, como resposta a um campo elétrico longitudinal aplicado. Esse efeito já foi relativamente bem estudado em metais tridimensionais, mas pouco se encontra na literatura sobre ele em sistemas bidimensionais.”
O grupo da UFF e da UFRJ já havia descoberto anteriormente que o efeito Hall orbital pode surgir com grande intensidade em fases isolantes de materiais bidimensionais, como a monocamada de dicalcogeneto de metal de transição (TMD). A monocamada de TMD, entretanto, também apresenta outro fenômeno, o efeito Hall de vale, que também envolve transporte de momento angular e é praticamente indistinguível do efeito Hall orbital nos experimentos. O novo estudo mostra que, ao contrário da monocamada, a bicamada de TMD apresenta o efeito Hall orbital na fase isolante sem interferência de nenhum outro fenômeno concorrente. Os pesquisadores também descobriram que a diferença qualitativa entre a monocamada e a bicamada de TMD pode ser explicada por alterações na simetria e na topologia do sistema, quando passa a ter duas camadas ao invés de uma.
A pesquisa foi realizada com o apoio financeiro do INCT Nanocarbono, CNPq, CAPES e FAPERJ.
Artigo científico
Disentangling Orbital and Valley Hall Effects in Bilayers of Transition Metal Dichalcogenides
Tarik P. Cysne, Marcio Costa, Luis M. Canonico, M. Buongiorno Nardelli, R. B. Muniz e Tatiana G. Rappoport
Phys. Rev. Lett. 126, 056601 – 5 de fevereiro de 2021
Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br