Categorias

Posts recentes

A edição de dezembro do Brazilian Journal of Physics publica pela primeira vez em inglês o artigo “On the Disintegration of the Positive Heavy Meson”. Pouco conhecido fora do Brasil, o trabalho pioneiro das pesquisadoras do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Elisa Frota-Pessôa (1921-2018) e Neusa Margem (1926-2015) apresentou fortes evidências para a descrição de corrente vetor-axial para as  interações fracas.

Uma cópia do artigo, publicado originalmente em língua portuguesa, em 1950, na revista Anais da Academia Brasileira de Ciência está disponível no site do CBPF. O trabalho experimental de Elisa e Neusa, descrevendo e analisando uma série de decaimentos de mésons produzidos por um acelerador de partículas no “laboratório de radiações de Berkeley”, atualmente conhecido como Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, foi o primeiro trabalho científico produzido no CBPF, instituição fundada apenas um ano antes, em 1949.

De acordo com os pesquisadores Saulo Carneiro e Olival Freire Jr. da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o artigo provavelmente foi o primeiro no mundo a apresentar uma forte evidência de que as correntes das interações nucleares fracas possuem uma estrutura de vetor-axial.

“Caso fossem amplamente divulgados na época, os resultados experimentais de Frota Pessôa e Margem poderiam ter adiantado em uma década a escolha da corrente de vetor axial para as interações fracas”, afirmam Carneiro e Freire Jr., no prefácio de sua tradução para o inglês do artigo, publicada agora na sessão de trabalhos clássicos do BJP.

“O contexto do artigo também sugere outras interpretações interessantes, especialmente em vista das recentes discussões em torno da presença e do papel das mulheres na Física, por um lado e, por outro, das dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores de países periféricos e os efeitos sobre suas carreiras”, comentaram os pesquisadores. “Em que medida esses obstáculos interferiram na prioridade atribuída à descoberta experimental pioneira de Margem e Frota-Pessôa é certamente uma investigação importante a ser realizada.”

Artigo Científico
On the Disintegration of the Positive Heavy Meson
Elisa Frota Pessoa & Neusa Margem
Braz J Phys 51, 1492–1500 (2021)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br