A SBF tem a honra de anunciar o ganhador do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro deste ano: o físico Amir Ordacgi Caldeira, pela excelência de seus trabalhos científicos reconhecidos internacionalmente, por sua contribuição ao desenvolvimento de instituições científicas e seu papel pioneiro na Física da Matéria Condensada no Brasil. O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro é concedido anualmente a pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.
Amir Caldeira nasceu no Rio de Janeiro, em 1950. Possui graduação (1973) e mestrado em Física (1976) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Em 1980 finalizou o doutorado em Física na University of Sussex, UK. Foi professor auxiliar na PUC/RJ de 1974 à 1976, ingressando como professor assistente no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1981 e desde 1997 é Professor Titular nesta instituição. Trabalha em pesquisa na área de Física Teórica, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: dissipação quântica, efeitos quânticos macroscópicos e sistemas eletrônicos de baixa dimensionalidade. Amir Caldeira é um dos físicos brasileiros mais citados e suas contribuições teóricas estão na base do nosso entendimento da mecânica quântica de sistemas abertos. Seus trabalhos tiveram um impacto em muitas áreas da física, não apenas na física da matéria condensada, destacando-se a chamada abordagem “Caldeira-Leggett” da dissipação quântica. Caldeira orientou 17 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado, publicando mais de 80 artigos científicos em revistas internacionais, com mais de 9 mil citações na base de dados do Google Acadêmico. Caldeira é sócio da SBF e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2000. Entre suas condecorações e prêmios se destaca a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008).
A comissão julgadora do prêmio foi formada pelos Professores Antonio José Roque da Silva (CNPEM), Márcia Fantini (USP) e Antonio Gomes Souza Filho (UFC). O prêmio será entregue durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física em São Paulo/SP, entre 10 e 14 de abril.
Veja mais sobre o prêmio aqui.