Categorias

Posts recentes

O Latin American Strategy Forum for Research Infrastructure (LASF4RI), uma iniciativa da comunidade de Física de Altas Energias da América Latina, anunciada no boletim da SBF em novembro do ano passado, abre chamada para white papers. O objetivo é realizar um mapeamento das atividades em Física de Altas Energias e Cosmologia na região, que dará subsídios para recomendações de planejamento estratégico. Os white papers devem ser submetidos ao site lasf4ri.org , de 1 de outubro a 1 de dezembro de 2019.

Leia abaixo uma carta dos representantes brasileiros no Grupo Preparatório com maiores explicações sobre o processo.

Caros membros da comunidade de Física de Altas Energias e Cosmologia,

Sabemos que pesquisas experimentais de ponta requerem uma infraestrutura sofisticada e custosa, como laboratórios de instrumentação e computadores de alto desempenho.

Nos EUA e na Europa uma metodologia foi desenvolvida para otimização de recursos através de um planejamento estratégico.

No Simpósio Latino-Americano de Física de Altas Energias (SILAFAE) de 2016 uma discussão foi iniciada sobre o desenvolvimento de um planejamento estratégico para as áreas de Altas Energia e Cosmologia na América Latina. Essa discussão levou a uma apresentação sobre esse planejamento na reunião dos ministros de Ciência de países ibero-americanos em outubro de 2018. 

No item 13 da Declaração dessa reunião foi incluída a missão de coordenar e fomentar a participação de pesquisadores da região em grandes colaborações com ações como a criação de um Fórum Estratégico Iberoamericano para Grandes Infraestruturas Científicas. Isso foi anunciado no boletim da SBF em novembro de 2018.

Em uma reunião aberta no SILAFAE em novembro 2018 sobre os progressos dessa iniciativa foi acordado que seria uma boa ideia trabalhar para criar uma estratégia para Física de Altas Energias e Cosmologia na América Latina, com a criação de um Grupo Preparatório através de consultas realizadas com os representantes dos diferentes países no comitê científico do SILAFAE. No caso do Brasil os representantes são Carla Bonifazi (então no processo de transição com João dos Anjos), Maria Beatriz Gay Ducati e Rogerio Rosenfeld. Esses representantes consultaram a SAB, SBF e Renafae para a indicação de membros para o Grupo Preparatório, sendo indicados Thiago Signorini Gonçalves (UFRJ) pela SAB, Leandro de Paula como observador pela Renafae e Rogerio Rosenfeld pela CPC da SBF.

Nos dias 30 de abril e 1 de maio foi realizado em São Paulo um workshop aberto sobre o “Latin American Strategy Forum for Research Infrastructure”, anunciado em vários sites, com a participação de representantes do CERN, Fermilab, European Strategy Forum for Research Infrastructure e de várias agências de financiamento da região. Foi também o primeiro encontro do Grupo Preparatório. Todas as apresentações podem ser vistas em 

www.ictp-saifr.org/workshop-on-the-latin-american-strategy-forum-for-research-infrastructure/ 

Nesse encontro foi acordado em solicitar contribuições através de “white papers” para realizar um levantamento do planejamento dos grupos latino-americanos nos próximos anos. A partir destes white papers seremos capazes de fazer um mapeamento das iniciativas na região. Um subgrupo foi designado para elaborar o “guidelines” para as contribuições, disponível em lasf4ri.org/index.php/guidelines/  

Também nesse encontro foi levantada a necessidade de se criar um Grupo Estratégico para fazer as recomendações finais. 

Esse Grupo está sendo formado a partir das sugestões dos membros do Grupo Preparatório e terá uma formação mista com a participação de pesquisadores experientes da AL e do resto do mundo. 

Uma página preliminar foi criada (lasf4ri.org) para manter as informações relevantes e coletar os white papers.

Os white papers que definirão esse esforço latino-americano serão coletados nessa página a partir do início de outubro até 01/12/19. Em fevereiro de 2020 haverá um segundo workshop aberto organizado pelo Grupo Preparatório onde o levantamento de atividades em Física de Altas Energias e Cosmologia na América Latina será apresentado. Esperamos então que o Grupo Estratégico avalie essas atividades frente a questões relevantes da Física atual, identifique as capacidades estabelecidas em infraestrutura, encontre sinergias entre os diferentes esforços e façam recomendações visando a aumentar o impacto do trabalho realizado na região. Essas recomendações serão reportadas ao Conselho de Ministros de Ciência de Países Ibero-Americanos em sua próxima reunião em 2020. 

O envolvimento da comunidade brasileira com a apresentação de white papers, que podem mapear iniciativas e balizar uma estratégia para a área, é fundamental para seu sucesso.

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Cordialmente,
Rogerio Rosenfeld
Thiago S. Gonçalves
Leandro de Paula