Categorias

Posts recentes

É notória a crescente participação das mulheres em vários setores e atividades da sociedade. No entanto, apesar das conquistas alcançadas, ainda é patente que igualdade de gênero em todas as esferas levará tempo para ser alcançada. Na ciência, na física em particular, o cenário não é diferente. Cabe às sociedades de física contribuírem na formulação de políticas de gênero para ampliar a participação feminina na física, possibilitando às mulheres condições de igualdade na prática científica. A história nos revelou físicas geniais que, com suas trajetórias revolucionárias e inspiradoras, mostraram que as diferenças entre os sexos são construções culturais.

O Grupo de Tabalho sobre Questões de Gênero (GTG), instituído em 2015, promoveu várias ações para avaliar, divulgar o real quadro das físicas no Brasil e estimular a sua atuação. Dentre essas ações, foi realizado o levantamento das meninas medalhistas de ouro nas OBF e OBFEP desde 2005, com premiação especial no ano de 2017. Também foi feita uma solicitação ao Presidente do CNPq da abertura de um edital específico para apoiar projetos que visem diminuir as desigualdades de gênero nas ciências exatas (ainda não atendido), foram disponibilizados recreacionistas para crianças em eventos patrocinados pela SBF e foram publicados 3 artigos contendo dados sobre o desempenho de meninas e mulheres na física, todos retratando a existência do efeito tesoura, numa menção ao alijamento das mulheres na ascensão da carreira.

Atenta a esse cenário, a SBF, com apoio do GTG, criou o Prêmio Carolina Nemes. Ele homenageia uma das grandes físicas brasileiras e será outorgado para mulheres físicas em início da carreira cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no País. As indicações deverão ser encaminhadas para a SBF até 31 de março de 2018. Os detalhes da submissão (incluindo o regulamento revisado) estão disponíveis aqui.

Congratulamos as mulheres, em especial, aquelas que se dedicam para promover o desenvolvimento da física no Brasil.