Categorias

Posts recentes

Já está disponível o segundo número de 2015 da Revista Brasileira de Ensino de Física, publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Física. Na edição, referente ao período abril-junho de 2015, encontramos assuntos e temas apresentados de forma acessível a professores e interessados no ensino de física. Confira a seguir alguns destaques.

– A técnica da escrita científica

Em editorial, Osvaldo Novaes Oliveira Jr., do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, faz importantes apontamentos sobre as técnicas que envolvem a produção de artigos científicos e destaca a importância da construção de um corpus (um conjunto de textos com características comuns e pré-definidas) e sua posterior análise para o desenvolvimento da capacidade de redigir textos científicos fluentes em inglês.

Para ler, clique aqui.

– Um enfoque didático às equações de Maxwell

Em artigo publicado postumamente, Guilherme Fontes Leal Ferreira, vinculado ao Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo e falecido em 10 de janeiro deste ano, sugere formas de encarar as equações de Maxwell, que descrevem os fenômenos eletromagnéticos, que facilitem sua apresentação didática. É feita a distinção entre os casos periódicos e aperiódicos.

Para ler, clique aqui.

– A física de sinos e flautas transversais

Dois artigos abordam especificamente a relação entre física e música. Em um deles, Thiago Corrêa de Freitas, da Universidade Federal do Paraná, e colegas discorrem sobre os fenômenos que envolvem os sinos. No outro, S.A. Nascimento, da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, e seus colegas exploram o espectro sonoro da flauta transversal.

Para ler o artigo de Freitas et al., (sinos) clique aqui.

Para ler o artigo de Nascimento et al., (flauta) clique aqui.

– Levitação acústica no ensino

Encotra-se ainda nesta edição um desdobramento do trabalho de Marco Aurélio B. Andrade e Julio Cezar Adamowski, da Universidade de São Paulo, em parceria com Nicolás Pérez, da Universidad de la República, no Uruguai, sobre levitação acústica – artigo que já foi destaque do Boletim da SBF em 5 de fevereiro deste ano. Os mesmos autores agora exploram o potencial didático do fenômeno, mostrando como ele pode ser uma ferramenta importante para o ensino de conceitos básicos de física como movimento harmônico simples, ondas acústicas estacionárias e energia potencial.

Para ler o artigo, clique aqui.

– Complexidade em sistemas dinâmicos

Artigo assinado por Áurea R. Vasconcellos (in memoriam) e Roberto Luzzi, da Universidade Estadual de Campinas, e Clóves G. Rodrigues, da Pontifícia Universidade Católica de Goias, explora os aspectos gerais dos fenômenos de complexidade, auto-organização e informação, ambos ligados por seu envolvimento na “teoria de sistemas dinâmicos”.

Para ler o artigo, clique aqui.

Confira também a lista completa de artigos da RBEF, vol. 37, no. 2, clicando aqui.