Ana Costa Ribeiro, diretora do filme e neta do físico Joaquim da Costa Ribeiro, estará presente na exibição especial.

O documentário Termodielétrico, de Ana Costa Ribeiro, será exibido no Museu de Astronomia (MAST), no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (27/09), às 14h, durante a 18ª Primavera dos Museus no MAST, com a presença da diretora, que é neta do físico Joaquim da Costa Ribeiro, pioneiro da física experimental no Brasil e fundador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em outubro do ano passado, o Boletim SBF divulgou a apresentação da obra na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival Rio 2023.

A cineasta investiga os mistérios do efeito termodielétrico, fenômeno natural descoberto por Costa Ribeiro em 1944, que revela o surgimento de correntes elétricas associadas a mudanças de estado físico em alguns materiais, como a cera de carnaúba. O documentário foi financiado pelo edital Rumos Itaú Cultural em sua edição 2019-2020.

A Primavera dos Museus no MAST neste ano está realizando diversas atividades que perpassam o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, com foco no papel dos museus em garantir o acesso para todos, independentemente das condições físicas, sensoriais ou cognitivas. O objetivo é ampliar as discussões sobre inclusão, tornando os espaços culturais mais democráticos e acolhedores, valorizando a diversidade dos públicos. As atividades vão ocorrer de 23 a 28 de setembro.

Informações

  • Evento: exibição do documentário “Termodielétrico”
  • Horário: 14h
  • Local: MAST, Rua Gen. Bruce, 586, São Cristovão, Rio de Janeiro
  • Preço: Gratuito