Categorias

Posts recentes

Física Rita de Cássia,mulher negra, usando blusa azul, de lã e mangas longas, em pé em um campo verdejante.

A cientista Rita de Cássia dos Anjos, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR-Setor Palotina), foi a vencedora do Prêmio Carolina Nemes de 2023, realizado este ano. O prêmio é outorgado a mulheres físicas em início da carreira cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no País. No ano passado, Rita de Cássia também foi vencedora do Prêmio Anselmo Salles Paschoa.

Rita de Cássia se aprofundou nos estudos sobre a procedência dos raios cósmicos e raios gama que chegam até a Terra, na busca de encontrar as fontes dessas poderosas partículas e radiações eletromagnéticas. Ela participa de pesquisas no Observatório Pierre Auger, na Argentina, que ocupa uma área duas vezes maior que a cidade de São Paulo, com cerca de 2 mil tanques de água no solo que captam partículas resultantes do choque dos raios cósmicos na atmosfera do planeta, além de telescópios de Fluorescência.

Ela também participa do projeto do Cherenkov Telescope Array (CTA), que reúne cientistas de mais de 30 países que investigará os raios gama que chegam até a Terra por meio de cerca de cem telescópios, uns alocados no Cerro Paranal, no Chile, e outros em La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha.

O Prêmio Carolina Nemes concede um prêmio de US$ 1 mil concedido pela empreendedora Liliana Kawase. “Gostaria de expressar meus parabéns não só pela qualidade do trabalho dela, o currículo dela é impressionante, uma moça nova, muito atuante, com muita experiencia internacional. E o que é importantíssimo para as mulheres, para essas nova gerações, pelo trabalho que ela faz, pelo exemplo e inspiração às novas gerações. Eu me sinto honrada de proporcionar ajuda nesse prêmio”, diz Liliana, que esteve presente no evento de premiação que ocorreu quarta-feira (31/07) durante a Assembleia Geral e Extraordinária da Sociedade Brasileira de Física (SBF).