No ano de 2024 o prof. César Lattes completaria 100 anos de idade (nasceu em 11 de julho de 1924). Cesar Lattes trabalhou na comprovação experimental da existência do méson-pi, uma partícula prevista pelo físico japonês Yukawa que seria responsável pela ligação de prótons e nêutrons. Ele utilizou técnicas de emulsões nucleares para detectar partículas raios cósmicos. O trabalho e a reputação de Lattes abriram o caminho para o desenvolvimento da física experimental de altas energias no Brasil e na América Latina. Para homenagear o centenário do nascimento desse importante cientista brasileiro estamos preparando uma edição especial do Brazilian Journal of Physics. O título dessa edição especial é: 

Experimental particle physics, tracking detectors and cosmic rays, a legacy of César Lattes. Essa edição tem como editores convidados os professores Edivaldo Moura Santos (IFUSP), Valdir Guimaraes (IFUSP) e Sergio Barbosa Duarte (CBPF). 

Esta proposta é aberta a toda a comunidade científica. Os manuscritos (6 a 10 páginas no formato BJP) com resultados de pesquisa inéditas, novas ideias ou revisão de temas ligados a física de raios-cósmicos, física experimental de partículas elementares e detectores tracking podem ser submetidos. Detalhes sobre o formato utilizado pelo BJP nas coleções temáticas podem ser encontrados no sitio da Springer. Contamos com a colaboração de colegas para prestar essa merecida homenagem a um brasileiro que deixou uma reconhecida marca na história da ciência. 

Edivaldo Moura Santos (IFUSP), Valdir Guimaraes (IFUSP) e Sergio Barbosa Duarte (CBPF)
Editores convidados