Cerimônia contou com a presença das ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Saúde e autoridades do CNPq e da Marinha
O físico Rodrigo Barbosa Capaz, presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), foi diplomado ontem (10/05) como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Físicas. O nome de Capaz, também diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), foi aprovado no dia 1º de dezembro do ano passado em assembleia virtual. O evento de ontem foi fechado aos cientistas e seus familiares no Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de Helena Nader, presidente da ABC, Ricardo Galvão, presidente do CNPq e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
A Sessão Solene da Reunião Magna da ABC foi realizada na Escola Naval, localizada na Ilha de Villegagnon, e organizada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com a assessoria de imprensa da ABC, foi entregue também o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (PAAA) para a Ciência e Tecnologia, parceria da Marinha do Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o CNPq. Durante o evento foram entregues também os títulos de Pesquisadores Eméritos do CNPq e Menções Honrosas de Agradecimento.
Criado em 1981, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto é considerado a maior premiação em Ciência e Tecnologia do País. O vencedor da 35ª edição foi o epidemiologista brasileiro Cesar Gomes Victora, membro titular da ABC desde 2006. Neste ano, a premiação contempla a área de Ciências da Vida.
Em discurso, a presidente da ABC, Helena Nader, deu as boas-vindas aos novos membros titulares e reforçou a importância do trabalho da academia. “Estamos orgulhosos de tê-los como parte da ABC, de podermos contar com vocês [pesquisadores diplomados] para continuar a mostrar o valor da ciência nas respostas aos desafios da sociedade contemporânea.”
Nader aproveitou ainda para destacar a importância do olhar atento à juventude. “É preciso que os jovens voltem a ver na ciência e na docência uma carreira estimulante, apaixonante, que arrebatou tantos de nós aqui, já não tão jovens. Precisamos, enquanto nação, fazer mais por vocês.”
Além de Rodrigo Capaz foram diplomados os seguintes membros da ABC: Carolina Bhering de Araujo (IMPA) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (UFRJ), na área de Ciências Matemáticas; Ana Flávia Nogueira (Unicamp) e Severino Alves Junior (UFPE), em Ciências Químicas; Rômulo Simões Angélica (UFPA), em Ciências da Terra; Gustavo Henrique Goldman (USP) e Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG), em Ciências Biológicas; Denise Pires de Carvalho (UFRJ) e Rafael Roesler (UFRGS), em Ciências Biomédicas; Bernardo Galvão Castro Filho (Escola Bahiana de Medicina), em Ciência da Saúde; Anete Pereira de Souza (Unicamp), em Ciências Agrárias; Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE) e Segen Farid Estefen (UFRJ), em Ciências da Engenharia; Alcida Rita Ramos (UnB) e Sérgio França Adorno de Abreu (USP), em Ciências Sociais. Os membros correspondentes que foram diplomados nesta quarta-feira são Hans Lischka (Texas Tech University, EUA); HernanMakse (City College of New York, EUA); Igor Correia de Almeida (University of Texas, EUA); Marcia Caldas de Castro (Harvard University, EUA).
*Texto editado a partir de informações da assessoria de imprensa da ABC / Crédito das Fotos Cristina Lacerda