A Comissão de Física Biológica, coordenada pelo Prof. Dr. José Joaquim de Sousa Melo (Instituto Federal do Maranhão) convida a todos os associados e o público em geral para assitir ao Webinário de Física Biológica: “ÓPTICA NÃO-LINEAR E O COLESTEROL” do Prof. Dr. Antônio Martins Figueiredo Neto (USP).
O evento será transmitido pelo canal do YouTube da SBF no link https://youtu.be/OBVv22EV6xA às 19 horas do dia 26 de Outubro de 2022.
RESUMO:
O colesterol e, em particular, as lipoproteínas de baixa densidade (LDL, do Inglês, Low-Density Lipoprotein), são considerados vilões quando se fala em doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Entretanto, o colesterol é essencial a uma série de processos biológicos em nosso corpo que, sem ele, não poderiam se realizar. A LDL é a principal transportadora do colesterol no sangue, uma vez que ele não é solúvel em meios fluidos polares (como o sangue). O problema ocorre quando essa partícula (a LDL) não é identificada pelo corpo como algo próprio dele, interpretando-a como um invasor. Isso ocorre quando a LDL está modificada por algum agente externo. Aí o sistema imunológico vai tentar se desfazer desse pretenso invasor, originando as placas de gordura que vão se acumular nas artérias, dando origem à aterosclerose.
Esse é um assunto muito afeto à biologia e medicina, entretanto, há alguns anos, nosso grupo aplicou uma técnica da Física da Matéria Condensada para identificar a qualidade das LDLs e, assim, identificar o seu grau de modificação. Trata-se de uma técnica baseada em princípios da óptica não-linear.
Neste seminário discutiremos as eventuais modificações das LDLs que as tornariam mais aterogênicas e a técnica de Varredura-Z, utilizada para determinar a qualidade das LDLs do plasma humano, em diferentes situações de patologia, inclusive a COVID-19. Serão descritas, também, algumas das bases da óptica não-linear, presentes na técnica experimental empregada.
O Grupo de Fluidos Complexos do IFUSP é sede do INCT de Fluidos Complexos, que possui esse tipo de pesquisa no seu amplo leque de temas de investigação. INCT-FCx, CNPq, FAPESP e CAPES.
Prof. Dr. Antonio Martins Figueiredo Neto – USP