QUEM SOMOS

Criada em 2020, a VeriFísica surgiu em resposta a uma demanda apresentada aos professores membros e associados da SBF. Diariamente o público leigo e pesquisador se deparava com diversas notícias que se utilizam indevidamente de termos da Física para divulgar conteúdos duvidosos.

Assim, formou-se uma comissão de checagem de notícias envolvendo a Física, criada pela SBF, a VeriFísica. Uma resposta à proliferação de pseudociências e combate ao negacionismo científico.

Toda informação que estiver de acordo com nosso critérios será analisada por especialistas na área da Física abordada e receberá um veredito: verdadeiro, incompleto (dados incompletos que podem induzir o leitor ao erro), desconexo (quando itens que ilustram o texto não correspondem ao conteúdo), especulativo (exercício de futurologia que dificulta a definição de “certo” ou “errado”) e falso.

Com exceção da definição de “verdadeiro” todos outros conteúdos enquadram-se como desinformação ou informação falsa, porém, as subcategorizações são aplicadas para ilustrar da melhor forma como a informação pode ser manipulada na tentativa de convencer o público a respeito de uma ideia. As definições adotadas têm como referência o guia para compreensão  da desordem informativa da pesquisadora e fundadora da organização First Draft e do Information Future Lab, a professora Claire Wardle.

Damos preferência aos tópicos que tratem de assuntos relacionados à Física e que tenham repercussão nos meios de difusão de informação da atualidade – mídia tradicional, independente e redes sociais.

COORDENAÇÃO

Prof. Rogério Rosenfeld (IFT/Unesp)

EQUIPE

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira (Ufscar)


Antonio C. C. Guimarães (UFRJ)


Arandi Ginane Bezerra Jr (UTFPR)


Belita Koiller (UFRJ)


Emanuel Chimanski (Brookhaven National Laboratory)


Fábio Telles (Colégio Estadual Helena Matheus, CEHM, Bahia)


Hugo Andrade (UFPE)


Juliana Celestino (UERJ)


Marcelo Girardi Schappo (IFSC)


Valdir Guimarães (IFUSP)


William da Silva Oliveira (UFRJ)