Crédito: Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Vanderlei Salvador Bagnato, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), é o vencedor deste ano do Prêmio Almirante Álvaro, o principal prêmio de ciência e tecnologia do país, anunciou dia 26 de março o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bagnato é autor de cerca de 700 artigos científicos e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida do CNPq.

O físico paulista se formou em Física pela USP e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 1981. Bagnato é doutor em física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1987, com pós-doutorado pela Universidade de Maryland, ambos nos Estados Unidos, tendo obtido a livre-docência pela USP em 1990. Já recebeu diversos prêmios e homenagens, tendo sido agraciado com o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2018 e com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, em 2015, além do título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pela Presidência da República, em 2007. É membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, e da National Academy of Sciences (USA).

Concedido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto é considerado o maior do país em ciência e tecnologia e este ano destacou a categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O prêmio será entregue no dia 15 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Na ocasião, também serão entregues os títulos de Pesquisador Emérito do CNPq e Menções Honrosas de Agradecimentos deste ano.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq