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Logo do MNPEF, Mestrado Nacional Profissional de Ensino em Física.

As inscrições para disputar uma vaga no Mestrado Nacional Profissional em Ensino em Física (MNPEF-SBF) terminam dia 24 de setembro.

Você terminou a licenciatura em Física ou é formado em áreas afins e é professor de Física do Ensino Médio ou Ciências no Ensino Fundamental? Gostaria de tornar suas aulas mais atraentes aos alunos?  Uma grande chance de conseguir ensinar essa disciplina e estar por dentro da Física Contemporânea e de Fronteira feita nas universidades e nos mais avançados centros de pesquisa é cursar o Mestrado Nacional Profissional em Ensino em Física (MNPEF), cujas inscrições terminam dia 24 de setembro. O programa é comandado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em parceria com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O MNPF, que completou 10 dez anos em 2023, teve início com 21 polos e hoje já conta com 60, envolvendo diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País. Verifique o polo mais próximo de você e participe do processo seletivo. Para se candidatar, você deve preencher um formulário no site da SBF e ficar atento ao calendário.

A professora Vanessa Carvalho de Andrade, coordenadora-adjunta nacional do MNPEF e docente do Núcleo de Relatividade e Teoria de Partículas do Instituto de Física da Universidade de Brasília (NRTP- IF-UnB) tem a expectativa de que todas as 728 vagas em todo o Brasil sejam preenchidas, como tem ocorrido historicamente.

“O MNPEF é uma excelente oportunidade para o professor aprimorar sua prática pedagógica”, explica Vanessa. “É um programa exclusivo para professores que atuam na Educação Básica, que buscam ampliar seu domínio nos conteúdos da Física e se atualizar quanto a técnicas e estratégias de ensino para aplicação direta em sala de aula. E há possiblidade de bolsas de estudo para professores da rede pública da educação básica”, explica Vanessa.

Para a ampla concorrência, os candidatos devem se inscrever por meio do Grupo 1 e realizarão, na primeira etapa, uma prova escrita de conhecimentos gerais sobre a Física ensinada em nível de Graduação, que ocorrerá no dia 20 de outubro de 2024.  Na segunda etapa, passarão por uma prova de defesa de memorial, em que apresentarão suas motivações para realizar o curso e seu histórico de atuação.

Professores do Ensino Básico com 15 anos de experiência podem se inscrever através do Grupo 2 e serão dispensados da prova, que será substituída por análise curricular na primeira etapa, sendo mantida a realização da prova de defesa de memorial na segunda etapa. Por isso, todos os candidatos devem ler atentamente não apenas o edital geral (edital nacional), mas também o edital complementar (edital local), que traz as regras de cada um dos 60 polos de ensino.

As defesas de memorial para todos os candidatos serão realizadas de 9 a 27 de novembro de 2024. “A ideia é que todos os aprovados estejam matriculados no sistema da CAPES até o dia 28 de fevereiro, data limite para o início das atividades de 2025 e, a partir de então, estarão sujeitos ao calendário institucional de cada polo para o início das aulas”, diz Vanessa.

A coordenadora-adjunta nacional do programa explica que, na defesa de memorial, o candidato vai relatar a sua trajetória acadêmica, suas motivações para o programa, os cursos de formação já realizados, a produção de materiais didáticos e outras experiências prévias na docência, que podem incluir a participação em feiras de ciências, olimpíadas do conhecimento, projetos voltados à escola e aplicação de metodologias ativas em sala de aula.

“Ele deve apresentar tudo que considere relevante para a sala de aula e porque quer fazer mestrado. Pode já apresentar ideias do que pretende desenvolver em sua pesquisa aplicada, mas não é obrigatório. No âmbito do MNPEF é desenvolvida uma pesquisa a respeito de como ensinar determinados conteúdos, a partir de estratégias metodológicas educacionais embasadas em referenciais teóricos de ensino e aprendizagem, que resultam na produção e aplicação de um Produto Educacional”, explica Vanessa. Não perca essa oportunidade única de levar as suas aulas a um novo patamar pedagógico! Consulte também o site da Sociedade Brasileira de Física e acompanha suas redes sociais.

(Colaborou Roger Marzochi)