Categorias

Posts recentes

A Sociedade Brasileira de Física tem o prazer de anunciar a nomeação do professor Rodrigo Capaz como novo presidente da instituição. Com uma vasta experiência em Física da Matéria Condensada, o professor Capaz é Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ele possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e Ph.D. em Física pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT (1996).

Além de suas conquistas acadêmicas, o professor Capaz recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo a Guggenheim Fellowship (2003) e o Young Scientist Award TWAS-ROLAC, Physics, 2009. Ele também é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e foi pesquisador visitante na U.C. Berkeley por dois períodos.

Assumindo a presidência da SBF, o professor Capaz sucede a professora Débora Peres Menezes, da Universidade Federal de Santa Catarina, que agora é Diretora de Análise de Resultados e Soluções Digitais do CNPq. A professora Menezes foi a primeira mulher eleita a presidir a SBF em 2021 e contribuiu significativamente para a modernização da instituição e a consolidação de um ambiente diverso.

A SBF deseja ao professor Capaz muito sucesso em seu novo papel e agradece à professora Menezes por seu trabalho dedicado durante seu mandato. A organização está comprometida em manter os valores adquiridos e continuar avançando em direção a uma comunidade científica forte e inclusiva.