No dia 11 de julho, será realizado um simpósio para homenagear um dos maiores cientistas brasileiros, o físico César Lattes (1924-2005), nascido em Curitiba em 11 de julho de 1924, em casa localizada na Avenida Sete de Setembro, próximo da Rua Marechal Floriano Peixoto. O seminário será realizado no Teatro do Memorial de Curitiba, a partir das 10h. 

O evento é uma realização conjunta do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (DFIS-UFPR), do Programa de Pós-Graduação em Física  (PPGF) da UFPR e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR).

Depois de realizar as primeiras letras em Curitiba, César Lattes foi continuar seus estudos em São Paulo. Após concluir o curso de física na USP, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Bristol, durante o qual foi o grande responsável pela descoberta do méson pi, em 1947. A descoberta valeu o prêmio Nobel de 1950, que (infelizmente) foi concedido apenas ao chefe da equipe (Cecil Powell), como era costume na época.

Entre as homenagens prestadas a ele durante o Simpósio, no exato dia do seu centenário, haverá o descerramento da escultura em relevo de César Lattes, fundida em bronze a partir da matriz em gesso do renomado artista João Turin, pertencente à família Ferrari Lago e cedida gratuitamente para esta edição original. 

Serão concedidos certificados às pessoas que se inscreverem no evento, participando presencialmente em pelo menos uma das sessões (manhã ou tarde). A inscrição pode ser feita através do formulário disponível no site do evento: https://fisica.ufpr.br/lattes100anos/

O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessária inscrição para aqueles que não desejam receber certificado.

Você também pode acompanhar pelo canal do Youtube do PPGFIs da UFPR: https://www.youtube.com/c/PPGFisUFPR

Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail: eventos@fisica.ufpr.br

Comissão Organizadora

UFPR

Professor Giovani Vasconcelos, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professor Renato Ângelo, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professora Camilla Oliveira, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professora Ana Costa, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Professor Igor Konieczniak, do Departamento de Física (DFIS) da UFPR;
Paulo Henrique Silva, Discente do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPR;
Camille Unger, Optica Student Chapter;
Matheus Reule, Optica Student Chapter.

IHGPR

Nelson Penteado Alves, Diretor Cultural do IHGPR;
Luiz Roberto Araújo, Diretor de Patrimônio do IHGPR;
Professor Jorge Manika, Membro do IHGPR.