O professor Arnaldo Vaz também realizou reunião com membros da comissão organizadora da OBF e com representantes do International Institute of Physics
Arnaldo Vaz, professor no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF), participou no último final de semana de reunião com representantes do International Institute of Physics (IIP) em Natal, no Rio Grande do Norte, durante a abertura do 5º Torneio Brasileiro de Física (TBF), que seleciona alunos integrantes da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) para competições internacionais da disciplina.
Arnaldo e os professores César Soares (UEPB, Araruna), Inés Prieto Schmidt Sauerwein, e representante da Região Sul na atual gestão da Comissão para Assuntos de Ensino da SBF, e Ricardo Andreas Sauerwein (UFSM) foram recebidos na frente do prédio do IIP, que fica dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelos representantes da entidade, Klaus Capelle (UFABC) e Fernando Wellysson (IFCE- Itapipoca). Esta edição do TBF tem o apoio do IIP, que passou a promover o Torneio de Física das Mulheres.
O professor Arnaldo também proferiu palestra na abertura do TBF, incentivando os alunos a expressarem suas experiências com a competição. “A abertura foi muito bem feita, tudo em uma hora, com vídeo informativo, cerimonial bem estruturado e composição da mesa com dez pessoas. Minha fala foi de seis minutos e meio, na qual incentivei os estudantes a se manifestarem sobre o evento e percebi que 40% deles já eram experientes, já vieram no evento em outros torneios”, conta o professor Arnaldo.
O Secretário para Assuntos de Ensino da SBF também manteve contato com professores e apresentou os benefícios de ser sócio da entidade. “A dinâmica toda mostra respeito pela comissão organizadora e um espírito mais formativo e menos competitivo do grupo de coordenadores”, explica Arnaldo.