Documento será votado em assembleia geral e extraordinária a ser realizada no dia 31 de julho de 2024, às 14h.
Acompanhando modelos modernos de governança, como a American Physics Society (APS), a Sociedade Brasileira de Física (SBF) colocará em votação, em assembleia geral e extraordinária a ser realizada no dia 31 de julho de 2024, às 14h, um novo estatuto da instituição. O texto, já analisado pela equipe de assessoramento jurídico, incorpora a neutralidade de gênero, cria o cargo de Secretário de Comunicação e realiza algumas mudanças com relação à eleição.
Caso o novo texto seja aprovado, o candidato à presidência da entidade indicado pelo Conselho será o atual vice-presidente. Cria-se também a figura do Presidente Anterior, que continua a auxiliar a nova direção. Rogerio Rosenfeld, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, avalia que a proposta garante “uma certa suavidade nas mudanças de gestão da SBF”.
“Essa proposta de mudança de governança começou a ser estudada na nossa gestão na SBF, e de fato fazia parte do nosso programa”, explica Rosenfeld. O debate sobre o texto contou ainda com a participação do atual presidente da SBF, Rodrigo Capaz. A SBF ressalta a importância de todos os associados lerem a proposta de texto a fim que ela seja debatida e votada na próxima assembleia geral ordinária e extraordinária do dia 31 de julho.
Acesse o arquivo PDF com a mensagem aos associados.
Acesse o arquivo PDF com a proposta de texto do estatuto.