Categorias

Posts recentes

Neste 21 de dezembro, estiveram em Brasília, em audiência com a presidente da CAPES, Profa. Cláudia Queda de Toledo, a presidente da SBF, Profa. Débora Peres Menezes e o Conselheiro Anderson Gomes. A audiência foi solicitada e articulada pelos conselheiros e diretoria da SBF, com o intuito primordial de garantir que os novos coordenadores indicados para levar a termo a avaliação dos programas de pós-graduação na área da Física tenham o perfil esperado pela comunidade, representada pelo Fórum de Coordenadores de Pós em Física e Astronomia e pelo Conselho e Diretoria da SBF.

Durante a reunião, que durou pouco mais de duas horas, a Profa. Débora e o Prof. Anderson reiteraram o apoio aos coordenadores demissionários da área de Física, destacando que os motivos da demissão permanecem sendo pontos de preocupação importantes da comunidade. Em particular, explicitaram a necessidade do compromisso da CAPES com a transparência nos processos avaliativos e com a manutenção da qualidade do ensino e pesquisa de pós-graduação no Brasil. A presidente da CAPES comprometeu-se a indicar como novos coordenadores pessoas do mais alto gabarito, cujos nomes devem ser sugeridos pelo Fórum supra mencionado. Neste ínterim, a CAPES já encaminhou um ofício circular (n. 27/2021-Gab/PR/CAPES) aos coordenadores de programas de pós-graduação ligados às quatro áreas dos coordenadores demissionários, solicitando indicações de nomes através de uma lista tríplice, que seguirá procedimentos usuais, passando pelo Conselho Superior para decisão final.

Também foram pauta da conversa a preocupação com a não implementação de bolsas alocadas nos INCTs, a falta de um Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para a próxima década, as APCNs, as bolsas PNPD e a educação básica, nomeadamente, as bolsas PIBID.

Com relação às bolsas ligadas aos INCTs, houve um grande número de Institutos que não as utilizaram em 2017 e a consequente impossibilidade de realocação das mesmas em anos subsequentes. A Diretoria de Bolsas e Programas realizará um levantamento da situação a fim de estudar qual ação a Capes pode tomar. No que toca as APCNs, já havia um cronograma estabelecido pelo CTC em abril de 2021, que a atual gestão manteve. Foi feita a sugestão de que um novo cronograma seja estabelecido, o que a Presidente da Capes ficou de analisar. A Profa. Cláudia informou que está sendo instituída uma comissão para dar início ao PNPG. A importância do PNPD foi reiterada várias vezes pelos representantes da SBF. Com relação às bolsas PIBIC, o Conselheiro Anderson mencionou que faz parte do GT-Educação da SBPC, que está muito preocupado com o modo como a educação básica tem sido tratada. A Profa. Cláudia convidará os membros daquele GT a se reunirem com ela num futuro próximo, reunião na qual a SBF estará também representada pela Diretora Katemari Rosa, pelo Conselheiro Anderson e pela profa. Marta Feijó, sócia da entidade.

A reunião foi produtiva, todos os assuntos foram tratados de forma institucional e espera-se agora que as medidas prometidas sejam levadas a termo.

Conselho e Diretoria da SBF