O Brazilian Journal of Physics (BJP) é publicado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) há mais de 50 anos (teve início em 1971), visando incrementar a interação entre a comunidade de físicos do Brasil, bem como, promover a visibilidade internacional da Física desenvolvida em nosso país. Até 2011 a revista era editada no Brasil pela SBF, entretanto, o crescimento de nossa comunidade, e a procura por parte de parcela expressiva de pesquisadores de fora do Brasil, levou à profissionalização do processo de submissão, impressão e distribuição. Naquela data foi estabelecido um acordo com o grupo Springer, que se ocupa hoje dos processos de rotina da revista, reservando para o corpo editorial a missão de traçar linhas de atuação, incentivo aos pesquisadores para publicar na revista e revisão dos manuscritos submetidos.
Os custos da publicação do BJP eram arcados tanto pela própria SBF quanto por auxílios oriundos das agências de fomento Federais. O acordo com a Springer previa que, anualmente, o montante dos recursos por nós pagos, seria reduzido ano a ano. Os royalties da comercialização da revista pela Springer seriam utilizados para cobrir parcialmente os custos da publicação.
O último pagamento que fizemos foi em 2019 e hoje temos a satisfação de anunciar aos sócios da SBF que a Sociedade passa a receber integralmente os royalties da revista anualmente. Esses recursos deverão ser utilizados pela Sociedade para promover ainda mais a Física em todos os seus aspectos no Brasil. Será mais uma importante fonte de recursos para os projetos das Diretorias e Conselhos da SBF.
É necessário ressaltar o competente trabalho dos Editores Associados do BJP e nossos revisores, cujo profissionalismo e dedicação têm possibilitado que a revista atinja o patamar atual, e continue em sua trajetória de divulgar resultados de pesquisa de qualidade internacional.
Antônio Martins Figueiredo Neto
Editor do BJP