A Sociedade Brasileira de Física (SBF) prorrogou até o dia 11 de abril o prazo para envio de indicações ao Prêmio Anselmo Salles Paschoa, que reconhece e valoriza pessoas negras que realizam pesquisa de excelência nas diversas áreas da Física. A iniciativa busca dar visibilidade a esses profissionais e contribuir para a redução da sub-representação e da desigualdade racial na comunidade científica.
O prêmio é destinado a pesquisadoras negras e pesquisadores negros em início de carreira, cujos trabalhos tenham contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no Brasil. Para concorrer, os(as) candidatos(as) devem ter concluído o doutorado há no máximo 10 anos e ter atuado em instituições brasileiras por pelo menos 70% do tempo desde então.
No ano passado, o premiado foi Neilo Marcos Trindade, professor doutor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Em 2023, a vencedora foi Rita de Cássia, da Universidade Federal do Paraná seção Palotina, também reconhecida por sua trajetória acadêmica de excelência.
As indicações devem ser enviadas para o e-mail: premioanselmopaschoa@sbfisica.org.br