A UFPLP foi fundada em uma reunião que aconteceu na Capital portuguesa no último dia 15

Foi realizada no dia 15 deste mês em Lisboa uma Assembleia que constituiu a União dos Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP). A Assembleia, que ocorreu na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no Palácio Conde de Penafiel, teve como participantes físicos do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Entre seus objetivos dispostos no Estatuto estão o de desenvolver e propiciar as condições favoráveis a um ambiente de união entre os membros associados e de solidariedade entre os Físicos dos países e territórios associados, com vista à criação de oportunidades e condições condignas para a afirmação do exercício da profissão.

A UFPLP, com sede em Lisboa, foi oficialmente registrada em Portugal como Associação de direito privado sem fins lucrativos. Seus órgãos são a Assembleia Geral, o Conselho Diretivo e o Conselho Fiscal. Na Assembleia do dia 15/11 foram eleitos os membros desses órgãos com mandato de três anos. Representando o Brasil, Rogerio Rosenfeld e Marcos Gomes Eleutério Luz foram eleitos, respectivamente, Presidente da UFPLP e Secretário do Conselho Fiscal.

A lista completa dos membros eleitos, assim como as atas, podem ser encontradas aqui: 

Por: Joice Santos
Bolsista do Programa Mídia Ciência – FAPESP