Uma das pioneiras da Física no Brasil, a pesquisadora emérita do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, Elisa Frota-Pessôa faleceu dia 28 de dezembro de 2018.
Nascida em 1921, Elisa foi uma das primeiras mulheres a se formar em física no Brasil, na década de 1940. Ainda como estudante de graduação na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), no Rio de Janeiro, trabalhou como auxiliar de pesquisa de Joaquim da Costa Ribeiro (1906-1960), descobridor do efeito termodielétrico. Ambos fizeram parte do grupo de pesquisadores que fundou o CBPF, em 1949.
Suas contribuições pioneiras à física experimental de partículas no Brasil e seu empenho na formação de pesquisadores foram lembrados na homenagem aos seus 82 anos, durante o XXIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, em 2003. Na ocasião os professores Carlos Alberto Lima, Sérgio Joffily e Roberto Salmeron discursaram sobre a importância de Elisa e sua obra. Os depoimentos podem ser lidos em artigo publicado em 2004, no Brazilian Journal of Physics.
Mais informações sobre Elisa Frota-Pessôa no site do CBPF:
https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/falece-pioneira-da-fisica-no-brasil-e-fundadora-do-cbpf-elisa-frota-pessoa