A SBF e a Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) estabeleceram um acordo para representarem juntas o Brasil no International Particle Physics Outreach Group – IPPOG, uma rede internacional de cientistas e educadores cujo objetivo é estimular o ensino não-formal e a divulgação da física de partículas ao redor do planeta.

Junto com a RENAFAE, a SBF participará da organização do grupo de trabalho IPPOG-Brasil, além de prover a infraestrutura para a manutenção de um portal de divulgação de informações, materiais didáticos e atividades do grupo.

Para celebrar esse acordo, ocorrerá nos dias 30/11 e 01/12, o I Encontro sobre Divulgação e Ensino de Física de Partículas IPPOG-Brasil, que pretende ser um lugar de aproximação entre diferentes atores (cientistas, divulgadores, educadores) para discutir desde a importância social da difusão dos conhecimentos desta área, quanto as diferentes estratégias empregadas nestas práticas. O evento será totalmente online e mais detalhes podem ser encontrados na página https://indico.cern.ch/e/IPPOG-Brasil.

A comunidade científica tem reconhecido cada vez mais a importância da divulgação da ciência, não apenas para prestar contas à sociedade das suas atividades majoritariamente financiadas por recursos públicos, mas também pelo papel essencial exercido pela ciência na cultura humana. Dentro desse contexto, a comunidade de física de partículas tem envidado esforços para divulgar o conhecimento e descobertas dessa área em diversas frentes. Em 1997, foi criado o European Particle Physics Outreach Group (EPPOG), que em 2011, com a inauguração do Large Hadron Collider (LHC) no laboratório CERN, expandiu seu escopo tornando-se o IPPOG.

Uma das iniciativas do IPPOG é o Masterclasses Hands On Particle Physics, um evento anual organizado pelo laboratório CERN onde alunos do ensino médio tem a chance de tomar contato com universidades e grupos de pesquisa a fim de participar de uma atividade com dados coletados no acelerador LHC. Essa atividade já ocorre no Brasil desde 2008, alcançando mais de 500 alunos todos os anos. Além do Masterclasses, o IPPOG organiza diversas outras atividades e oferece um rico material para ajudar na divulgação da física de partículas.

Desde 2015, o IPPOG se tornou uma Colaboração Internacional, seguindo o modelo das grandes colaborações de física de altas energias e estabelecendo um Memorandum of Understanding (MoU), inicialmente assinado por 10 países ou organizações internacionais. Em 2018, por iniciativa da Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE), o Brasil também assinou o MoU do IPPOG, tornando-se o primeiro país latino-americano membro dessa rede internacional de divulgação científica. Desde então, a participação brasileira no IPPOG, sob supervisão do Conselho Técnico-Científico da RENAFAE, tem sido organizada por um grupo de trabalho denominado IPPOG-Brasil, que é composto por envolvidos e interessados na divulgação da física de partículas, cuja troca de experiências tem sido cruciais para o sucesso dessa iniciativa.

Reconhecendo a importância da SBF na comunidade de física do Brasil como principal entidade representativa, a RENAFAE e a SBF estabeleceram um acordo para que a representação brasileira no IPPOG seja feita de forma conjunta pelas duas entidades.