Categorias

Posts recentes

A Ciência só progride com a ampla disseminação do conhecimento gerado por diferentes pesquisadores em diferentes partes do mundo. É deste processo acumulativo que surge o ambiente apropriado para novas ideias, levando a novos resultados e possibilitando assim a evolução da mesma.

Dentro dos possíveis meios de divulgação, certamente o mais tradicional é ainda através da publicação de artigos em revistas científicas de alcance internacional. Esses artigos no entanto precisam, antes da publicação final, de uma avaliação por especialistas na área, conferindo uma espécie de selo de qualidade e aprovação para que o trabalho seja divulgado. A avaliação por pares (“peers review” em inglês), apesar de certamente não ser um sistema perfeito, ainda é o mais usado entre as mais tradicionais revistas científicas e, na grande maioria dos casos, cumpre bem o seu papel de abalizar os trabalhos a serem aceitos para publicação.

Desta forma, muitas editoras ou sociedades científicas costumam> recompensar o trabalho dos avaliadores (os “referees”) através de algum tipo de reconhecimento pela qualidade e empenho na tarefa de avaliação.

Este é o caso da American Physical Society, APS, que instituiu a partir de 2008 uma espécie de homenagem aos avaliadores, com o nome de “Outstanding Referees Program”, oficialmente certificando a cada ano um determinando número de referees pelo alto nível da assistência dada às revistas científicas da APS.

Neste ano de 2019, a SBF gostaria de parabenizar os dois brasileiros escolhidos como “outstanding referees” pela APS: Celia Anteneodo da PUC-Rio e Rudnei O. Ramos da UERJ (ver https://journals.aps.org/OutstandingReferees).

Também, no seu grande empenho de melhorar cada vez mais a qualidade de suas publicações, que conta com a extraordinária dedicação de seus corpos editoriais, a SBF tem o prazer de anunciar a criação do prêmio Avaliadores do Ano que, nos mesmos moldes da APS, irá homenagear aqueles revisores que  contribuírem significativamente na análise dos artigos submetidos ao Brazilian Journal of Physics (BJP). No começo de cada ano, uma comissão designada pelos editores da BJP irá avaliar e atribuir o prêmio aos avaliadores que mais se destacarem no processo de julgamento de artigos submetidos à BJP. A primeira edição do prêmio é prevista para o começo de 2020.