Nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, e sexta-feira, dia 7, acontecem as provas da 1ª fase da quinta edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Mais de 2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico se inscreveram na competição realizada em conjunto pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Departamento de História da UNICAMP, com apoio financeiro do MCTI e colaboração administrativa da UFPI.
A primeira edição da ONC ocorreu em 2016, por uma parceria entre a SBF e a ABQ e com recursos do MCTI, aprovados no ano anterior. Foi planejada e organizada pelos professores José David M.Vianna (UnB/UFBA), coordenador da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), representando a SBF, Sérgio M. Melo (UFC), coordenador da Programa Nacional Olimpíadas de Química (OBQ), representando a ABQ e Jean Carlo Catapreta (UFPI).
Enquanto as provas da primeira ONC envolveram questões somente de Física e Química, a edição de 2020 conta também com questões de Astronomia, Biologia e História. A ONC é dividida em duas fases com provas em cinco níveis, destinados a alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e aos estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, que não tenham ingressado em curso de nível superior.