Em nota publicada no dia 07 de outubro, a CAPES fez um comunicado sobre o atraso do pagamento de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP). Embora os recursos necessários já tivessem sido liberados pelo governo federal, havia a necessidade de aprovação do Projeto de Lei 17/2021, que tramita na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Naquele momento, a CAPES previa que os pagamentos seriam regularizados na semana seguinte. Entretanto, nos aproximamos do final do mês de outubro e as bolsas PIBID e RP referentes ao mês de setembro ainda não foram pagas.

Na última sexta-feira, 22 de outubro, a presidenta da CAPES se reuniu com o presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID e RP (Forpibid-RP), assegurando a permanência do programa e o pagamento das bolsas, tão logo o projeto de lei seja votado.

O PIBID e RP são programas de formação docente, em parceria com escolas da rede pública da Educação Básica, que concedem bolsas a estudantes de licenciatura, professores e professoras que atuam na formação desses licenciandos, e promovem a valorização da profissão docente. É inadmissível que a votação de uma peça tão importante, com impacto direto na vida de estudantes e docentes de Física e de outras áreas, em todo o Brasil, não esteja recebendo maior celeridade.

Neste dia nacional de mobilização pela ciência, a SBF se solidariza com bolsistas PIBID e RP e se une ao apelo para que seja imediatamente regularizado o pagamento das bolsas.

A diretoria