Categorias

Posts recentes

No fim da semana passada, a comunidade científica brasileira foi pega de surpresa com a mudança repentina da presidência da CAPES. Na sexta-feira, dia 16 de abril, em conjunto com  o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Física e Astronomia, e a Sociedade Astronômica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Física publicou uma nota em defesa da CAPES.

Desde então, as principais entidades científicas e acadêmicas do país se manifestaram, questionando a nomeação da advogada Cláudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da CAPES. O currículo da nova presidente não apresenta o respaldo no meio acadêmico e o profundo conhecimento dos sistemas de pós-graduação nacional e internacional que o cargo exige.

Queda de Toledo respondeu oficialmente com uma carta de intenções, assumindo  uma série de compromissos com a comunidade científica brasileira. O documento, entretanto, não menciona problemas graves e urgentes, tais como a necessidade de se recompor o orçamento da CAPES para 2021, reduzido em cerca de 30% em relação a ano passado. A SBPC publicou hoje uma carta aberta com este e outros pontos fundamentais que a nova gestão da CAPES precisa responder.