Categorias

Posts recentes

Crédito: SAIFR/Divulgação

Qualquer aluno do Ensino Médio já pode se inscrever nos sete minicursos de introdução à Física Moderna oferecidos este ano pelo Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (SAIFR – ICTP), na cidade de São Paulo (SP). Nos cursos gratuitos, pesquisadores de nível internacional ensinarão noções básicas de Relatividade, Mecânica Quântica, Modelagem Matemática, Cosmologia, Física das Ondas e das Partículas. O primeiro curso, “Elementos de Eletromagnetismo e Relatividade” começa dia 16 de março e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março. Para mais informações, acesse o site: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/

Os minicursos teóricos consistem de aulas expositivas e de exercícios, desenvolvidas para que alunos do Ensino Médio possam acompanhar. Em um dos encontros, situações-problema serão propostas para os estudantes buscarem possíveis soluções. . Os encontros acontecem aos sábados de manhã, da 10h às 13h, no Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP, ao lado da Estação Terminal Barra Funda. Pela primeira vez, também serão oferecidas duas atividades prático-experimentais, que acontecerão aos sábados à tarde, das 14h às 17h.

De acordo com o diretor do SAIFR, o físico Nathan Berkovits, o instituto ofereceu os primeiros minicursos em 2016, por iniciativa do físico Pedro Vieira, que já havia realizado atividades semelhantes com sucesso na cidade do Porto, em Portugal. Com a experiência igualmente positiva no Brasil, mais professores do SAIFR e do IFT aderiram ao projeto nos anos seguintes. Desde 2018, os minicursos são coordenados pelo físico Lucas David, professor do Ensino Médio no Centro Paula Souza, e com apoio financeiro do Instituto Serrapilheira. O conteúdo dos cursos e avaliação dos alunos podem ser acessados nos sites dos minicursos de 2016, 2017 e 2018.

O SAIFR é um centro de física teórica criado em colaboração entre o Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam (ICTP), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Além dos minicursos, o instituto oferece mais atividades de divulgação para o público leigo.