Categorias

Posts recentes

Rodrigo Capaz e APS logo.

Presidente da SBF e diretor do LNNano, o físico contribuirá para a visão do Sul Global de forma ampla nas discussões de uma das mais prestigiadas organizações de física do mundo.

O físico Rodrigo Capaz, presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), foi nomeado Conselheiro Internacional da American Physical Society (APS), uma das mais prestigiadas organizações de física do mundo. Esta é uma posição de destaque que reflete o reconhecimento da relevância da física brasileira no cenário global. Capaz ocupará o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025.

“Fico feliz por ter sido eleito para o Conselho da APS, mas acredito que é mais um reconhecimento da importância da física brasileira do que mérito pessoal. Espero poder contribuir com a visão do Sul Global de forma ampla, e do Brasil em particular, para as discussões na APS”, afirma Capaz, em entrevista ao Boletim SBF.

Capaz, que já possui uma trajetória consolidada na física teórica e na liderança de instituições científicas, como diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), agora terá a responsabilidade de representar os interesses da comunidade científica internacional na APS. Como Conselheiro Internacional, ele participará de decisões estratégicas e colaborará com outros conselheiros para promover a ciência, fortalecer laços entre instituições e contribuir para o desenvolvimento da física em uma perspectiva global.

A função de um Conselheiro Internacional na APS é essencial para garantir que a organização mantenha uma visão ampla e inclusiva, incorporando perspectivas de diferentes países e regiões. Esses conselheiros ajudam a alinhar as atividades da APS com as necessidades da comunidade científica global, promovendo colaborações internacionais e assegurando que as políticas e iniciativas da APS reflitam uma diversidade de pensamentos e experiências. A presença de Capaz nesse conselho fortalece o papel do Brasil no cenário internacional da física.

Outros brasileiros já integraram o conselho da APS. Em 2012, por exemplo, Marcia Barbosa, professora no Instituto de física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi escolhida para como Conselheira Internacional. No mesmo ano, Marcelo Gleiser, professor de física e Astronomia no Dartmouth College, Estados Unidos, assumiu o cargo de conselheiro geral com a finalidade de aprimorar a comunicação entre a academia e o público.

(Colaborou Roger Marzochi)