a fisica na escola

Está online a nova edição da Revista a Física na Escola, comemorando o centenário de nascimento do mais importante físico norte-americano do século XX, Richard Feynman (1918-1988). Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 1949, Feynman cativou a imaginação de gerações de estudantes de física com suas aulas performáticas.

A edição conta ainda com artigos sobre o teleporte quântico para o ensino médio, a física do Pilates, as contribuições de Benjamin Franklin ao entendimento da eletricidade, uma perspectiva história da Garrafa de Leiden, o ensino das equações da física acústica, um experimento de medida de temperatura de uma lâmpada utilizando Arduino e as experiências de alunos do ensino médio com o jogo de tabuleiro “Caminhos Termométricos“.

R. P. Feynman

Reprodução da conferência apresentada no décimo quinto encontro anual da National Science Teachers Association, 1966, em Nova York.
Leia mais

Nelson Studart
Em comemoração ao centenário de seu nascimento, aspectos de sua vida e obra e destaco a apreciação de alguns colegas mais próximos são comentados. São abordadas suas incursões no campo da ensinagem, como proponente de metodologias inovadoras e crítico feroz da aprendizagem mecânica e do ensino para testagem. Suas ideias sobre o ensinar e o aprender, sua visão da física, as palestras sobre o ensino no Brasil e os livros Lições da Física e Sobre as Leis da Física são discutidas.
Leia mais

Matheus Pereira Lobo, Sue Lam Rhâmidda Pereira Gomes, Ednalva Alves de Alencar, Caio Matheus Fontinele dos Santos
Proposta de realização teórica do teleporte quântico numa forma didática para professores do EM, integrando a visão qualitativa com os procedimentos matemáticos presentes no cotidiano escolar dos estudantes.
Leia mais

Márcia Maria Lucchese, Guilherme Frederico Marranghello, Fábio Saraiva da Rocha

Discussão sobre aspectos físicos de mecânica clássica envolvidos em equipamentos usados no método Pilates.
Leia mais

Breno Arsioli Moura
Discussão de algumas de suas principais teorias, no intuito de esclarecer como Franklin auxiliou a aprimorar os estudos em eletricidade do século XVIII, muito além da mítica experiência da pipa.
Leia mais

Wagner Tadeu Jardim e Andreia Guerra
Proposta de reprodução de experimentos históricos de física com discussões traçadas no ambiente da sala de aula em relação ao panorama que permeia a construção da garrafa de Leiden.
Leia mais

Diogo Amaral de Magalhães e José de Pinho Alves Filho
Discussão de algumas equações da física acústica e cálculo das amplitudes de oscilação das moléculas de ar devido à propagação do som na forma de sequência que utiliza aplicativos gratuitos e que foi aplicada em sala de aula.
Leia mais

José Wagner Cavalcanti Silva, Karolayne Santos Azevedo, Glaydson Francisco Barros de Oliveira
Técnica de calibrar um instrumento capaz de medir a temperatura de lâmpadas incandescentes com base na radiação emitida por elas usando como detector o LDR (Light Dependent Resistance) e plataforma Arduino.
Leia mais

Joisilany Santos dos Reis, Victoria Cristina Morais Oliveira, Aline Mariane Alves de Amorim, Bianca Martins Santos
Experiência didática realizada com estudantes do EM usando um jogo de tabuleiro no estudo da termometria.
Leia mais

Kamilla Nunes Fonseca, Júlio César Lemos Milli, Manuela Gomes Bomfim, Eliane dos Santos Almeida, Cleilde Aguiar Neres, Simoni Tormohlen Gehlen
Método investigativo, inspirado em Paulo Freire, realizado no contexto de um processo formativo de educadores da educação básica em Itabuna/BA.
Leia mais

M.M. Lopim, S.L. França, M.F.S. da Costa, B. Gonçalves, B.F. Rizzuti
Proposta de um luxímetro didático e comparativo (LÚDICO), com o propósito de contrastar lâmpadas quanto à sua eficiência energética que se mostrou um instrumento didático visualmente atrativo para ensino de diversos conceitos físicos.
Leia mais

Thiago Queiroz Costa e Usley da Silva Cherpinski

Desenvolvimento de kit experimental de baixo custo, para medir a eficiência de célula fotovoltaica exposta à radiação luminosa ou artificial.
Leia mais

Diogo Soga, Doris Kohatsu, Mikiya Muramatsu
Revisão dos prismas de vidro caseiros usados em experimentos de dispersão da luz branca e apresentação de modelo construído com plástico transparente de embalagens ou com capa de CD/DVD.
Leia mais