A SBF esteve presente à reunião do Fórum de Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) no último dia 20 de março, em São Paulo, representada por seu vice-presidente, Rogério Rosenfeld. Do evento saíram diversas definições e ações importantes a serem capitaneadas pela SBPC em conjunto com suas afiliadas.
Uma delas foi a solicitação, enviada ao presidente em exercício da Capes, Dr. Geraldo Nunes, da versão que está sendo debatida no Congresso Nacional, e que está sendo incluída no PLC 158/2017, sobre o Programa de Excelência das Universidades e Institutos de Pesquisa Brasileiros em Pesquisa e Desenvolvimento e sobre o fundo financeiro privado que terá a finalidade de fomentar a capacidade de inovação, bem como a pesquisa em C&T por meio do financiamento deste Programa. O documento foi publicado no site da Capes e pode ser encontrado aqui.
Após a reunião, também foi encaminhada solicitação ao Secretário de Educação Básica do MEC para que seja logo enviada à SBPC e às demais sociedades científicas a proposta do MEC para a BNCC do Ensino Médio.
Por fim, foram encaminhados ao Dr. Jorge Audy o agradecimento pela sua participação na reunião e a solicitação de uma ampliação do prazo para envio de propostas para a primeira fase de discussão de um novo modelo de avaliação da Capes.
O balanço da reunião foi positivo. “Creio que, apesar do tempo escasso para debatermos com profundidade tantos assuntos, foi uma reunião importante e produtiva”, disse Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC.
No dia seguinte, deu-se a reunião do Conselho da SBPC, que promoveu a reestruturação de sua Comissão de Educação Superior e Pós-Graduação, agora coordenada pelo professor Carlos Alexandre Netto (UFRGS). Esta comissão ficou encarregada de recolher as sugestões dos diretores, conselheiros e demais sócios da SBPC, e fazer a sistematização da proposta sobre um novo modelo de avaliação na Pós-Graduação a ser enviada à Comissão da Capes.