O Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física (Fonlifi) disponibiliza para a comunidade da Física as reflexões do grupo a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (BNC-Formação) divulgadas no parecer CNE/CP No 4, de 12/03/2024.
No documento apresentado pelo Fonlifi na última terça-feira (28/05), o Fórum se posiciona em relação à disparidade do parecer em comparação com o projeto de resolução apresentado para consulta pública pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), encerrada em 1º de março deste ano.
Além da preocupação em contextualizar os colegas profissionais da educação a respeito das inconsistências entre os documentos analisados, o Fonlifi destaca itens que podem causar entraves na adequação dos cursos superiores e afetar diretamente o bom andamento curricular na Educação Básica.
Um dos aspectos discutidos é a possível sobrecarga das escolas devido à exigência de 320h de extensão para todos os cursos de licenciatura – além do que já é exigido nos demais cursos universitários. Outra observação, trata do enclausuramento das práticas pedagógicas a componentes curriculares de conhecimentos pedagógicos e de conhecimentos específicos (Grupos I e II), impossibilitando o que se entende como “ação-reflexão-ação”, quando a prática permeia todo o curso, dando amplitude à criação de estratégias de ensino.
As reflexões do Fonlifi estão disponíveis integralmente no link abaixo.
Fonlifi – Reflexões sobre o BNC-Formação (arquivo PDF)
Por Frederico S. M. de Carvalho