Nesta apresentação, exploraremos como os cientistas recriam em laboratório as condições do início do universo, com a formação do plasma de quarks-glúons, uma fase extremamente quente e densa que existiu apenas um milissegundo após a grande explosão. Utilizando instalações de ponta, como o Large Hadron Collider (LHC) no CERN, na Suíça, e em especial o experimento ALICE, os cientistas colidem núcleos de átomos pesados para criar essas temperaturas extremas. Essas colisões permitem que observemos e estudemos o plasma de quarks-glúons, proporcionando insights valiosos sobre os primeiros instantes do universo.
Esta palestra faz parte do ciclo “Física para Todos 2024 celebrando os 70 anos do CERN”, que conta com apresentações de especialistas em física de partículas e colaboradores do centro de pesquisa europeu. A participação nos eventos é gratuita e oferece, aos interessados, um certificado de atividades acadêmicas complementares.
Sobre o palestrante: Mauro Cosentino é docente pesquisador na UFABC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em altas energias e íons pesados relativísticos e desde 2016 é membro do Collaboration Board do experimento ALICE do LHC / CERN.
Recriando os Primórdios do Universo em Laboratório
Física para Todos com o pesquisador Mauro Cosentino (UFABC)
10/08, sábado, 10h30. Instituto Principia | R. Pamplona, 145.
*Informações disponíveis em https://portal.if.usp.br/extensao/node/723