A quarta e última edição deste ano (volume 40) da RBEF (Revista Brasileira de Ensino de Física), publicação trimestral da SBF, dedica uma seção especial ao centenário do nascimento de Richard Feynman (1918-1988). Ganhador do Prêmio Nobel em Física de 1965, ele é tido como o físico americano de maior repercussão do século 20.

Não bastasse o papel central que ele desempenhou tanto no desenvolvimento da eletrodinâmica quântica como no ensino de física, Feynman estabeleceu laços relevantes com o Brasil, onde passou vários meses entre 1951 e 1952 (além de outras curtas visitas ao país) e proferiu diversas palestras sobre ensino que se tornaram referência.

A edição, que motivou uma mesa redonda sobre Feynman e o Brasil durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, em Maceió, no mês passado, contém ao todo 14 artigos voltados à memória de Feynman, escritos por alguns dos físicos teóricos de maior prestígio de nosso país.

No pacote de textos, Nelson Studart aborda o legado do físico americano do ponto de vista dos pesquisadores brasileiros, Nestor Caticha, que foi aluno de Feynman no Caltech, relembra histórias pitorescas do antigo professor, Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), aborda as duas conferências que ele deu sobre o ensino de física no Brasil e Ricardo Karam faz um contraste entre as famosas “Feynman Lectures” e os livros didáticos tradicionais de física.

Além desses, cinco artigos, por Arlene Cristina Aguilar, J. David M. Viana, Alfredo M. Ozorio de Almeida, Vicente Pleitez e Marcel Novaes, abordam entre outras coisas os diagramas de Feynman, o formalismo de integrais de caminho e a eletrodinâmica quântica.

Contribuições adicionais de Feynman à física são tratadas nos artigos de Amir Caldeira (dissipação e computação quântica), Paulo F. Farinas (superfluidez e supercondutividade), Nelson Studart (pólarons) e Carlos Ourivio Escobar (pártons).

Por fim, Marcel Novaes traz uma tradução da palestra de recebimento do Prêmio Nobel proferida por Feynman e Peter Schulz apresenta a presciência do físico a respeito da nanotecnologia. Todos os 14 artigos estão em português, com resumo em inglês.

Esta edição da RBEF também traz suas seções usuais de artigos, pesquisa em ensino de física, recursos didáticos, história da física e ciência correlatas e resenha de livros. Para conferir o sumário completo, clique aqui.