Propostas dos Candidatos ao Conselho de 2013

Proposta de atuação no Conselho da SBF

Maria Beatriz Gay Ducati – Candidata ao Conselho

Prezados Colegas,

Tive indicação para candidatura a Membro do Conselho da SBF apresentada por colegas de instituições das distintas regiões do Brasil.
Honrada, agradeço a indicação e apresento minhas metas e focos de discussão e trabalho.

Os apoios já definem minha principal meta: a de integração e cooperação, e de um forte exercício na contribuição da consolidação de grupos de pesquisa e pós-graduação em centros emergentes no país. Entendo que a SBF deva ter um papel propulsor e atuante, inclusive para tornar mais vigorosas as agencias regionais, e um papel vigilante na atribuição de recursos pela agencias nacionais.

Em igual intensidade, deve atuar a SBF na promoção da interação entre as diversas instituições de pesquisa no país, o que já é feito e precisa ser intensificado. Uma forma de contribuir para o sucesso desta meta é atacar vigorosamente a carência nacional em instrumentação. Outra é tornar as reuniões anuais móveis pelo país, o que as fortalecerá, e motivará vários grupos de distintas regiões, além de proporcionar uma mais ativa captação de talentos.

A esta captação é importante relacionar uma assídua presença nas escolas de ensino médio de pesquisadores, e de programas de interação de professores das escolas com as universidades e Institutos de pesquisa. Gostaria de contribuir para que a SBF intensifique estas ações.

A estas metas de trabalho se agrega a de buscar a inserção de recém-doutores, que com um número crescente de grupos atuantes em centros fora do eixo central passariam a ter mais oportunidades acadêmicas. Considero que cabe a SBF dedicar reflexão e esforço nesta direção.

Proponho um aumento na dinâmica de valorização do professor/ pesquisador, e no fortalecimento de modelos para os jovens físicos. Percebo que o nosso mecanismo de valoração por graus de bolsa de produtividade vem gerando, em vários casos, uma certa obliteração do Mestre e a desconstrução de modelos de cientista. Acredito que este tema mereça uma discussão aprofundada por parte da SBF.

A presença do físico na mídia para dar contas à sociedade do que faz este cientista, e sua relevância social deve ser mais estimulada pela SBF, que deve contribuir a identificar e abraçar estas oportunidades. Igualmente, contribuir para aumentar a relevância da física produzida no Brasil, e para a projeção internacional de nossos colegas, na medida de suas realizações e capacidade de representação. A SBF tem muitos avanços a conquistar nestes  setores.

Por fim, pretendo participar dos esforços referentes à profissionalização da carreira de físico, à obtenção de maior financiamento para a pesquisa, à integração de jovens pesquisadores, à presença do físico na indústria, aos protocolos de cooperação internacionais, ao fortalecimento das comissões de área, às Olimpíadas, às publicações, ao debate do futuro da física no Brasil, aos enfrentamentos das grandes questões nacionais de geração de energia, sustentabilidade, e principalmente, educação.

Peço apoio e, se eleita, interlocução e cobrança.

Saudações acadêmicas,

Maria Beatriz Gay